5 Dicas para Tirar a Fralda da Noite

Não existe uma idade certa para retirar a fralda, os pais devem estar atentos aos sinais que as crianças mostram, ter paciência e muita paciência. O desfralde não acontece de um dia para o outro e vão acontecer alguns acidentes.

O desfralde noturno é um pouco temido por muitos pais, enquanto que os acidentes de dia se resolvem com um duche e uma muda de roupa, um acidente à noite implica duche, trocar pijama, trocar roupa de cama e muitas vezes lidar com uma criança bem desperta em plena madrugada.

O principal dilema dos pais é se devem retirar a fralda da noite em simultâneo com a fralda do dia.

Dicas para tirar a fralda da noite

Etapas

Apesar de alguns crianças deixarem ao mesmo tempo a fralda do dia e da noite, os especialistas aconselham a fazer por etapas, primeiro a fralda do dia depois quando as fezes estiverem bem controladas passar para o desfralde noturno.

Menos líquidos

Se pretende fazer o desfralde noturno o ideal é não oferecer líquidos à criança a partir das 19 horas, se beber água ou leite à noite vai ter vontade de fazer xixi durante a noite. Deve levá-lo para fazer xixi antes de ir para a cama e nos primeiros tempos levá-lo ao banheiro no meio da noite

Sinais

A maioria das mães espera por um sinal que a criança está preparada para este passo, ou seja, que acorde vários dias com a fralda seca ou que peça para não colocar fralda, estes são bons indicadores que a criança está pronta para dormir sem a fralda.

Conversa

Uma dica utilizada por algumas mães é a conversa com os filhos, explicar o processo e recorrer a alguns livros. Nestes casos pode deitar a criança de calcinha e depois sem ela dar conta colocar uma fralda para ver os resultados.

Saber Desistir

As crianças são todas diferentes, não existe uma idade para fazer o desfralde noturno, umas fazem por volta dos 2 anos, mas são muitas que prolongam o uso de fraldas à noite até aos 3/4 anos. Perceber que a criança ainda não está pronta não é sinal de derrota é sinal que está a deixar o seu filho desenvolver-se ao seu ritmo.

Compartilhar ;)

5 Dicas para Tirar a Fralda da Noite