Dicas para acabar com a insónia na gravidez

Neste artigo poderá saber quais as causas da insónia e como resolver esse problema.

A insónia é um problema que impede ou dificulta o ato de dormir. Durante a gravidez, por várias razões, é normal algumas mulheres sofrerem de insónias.

E numa fase da vida onde a grávida sente mais cansaço que habitualmente, não conseguir dormir pode ter efeitos bastante negativos na qualidade de vida da futura mãe.

Apesar de a maioria das grávidas sentir muita sonolência, especialmente no primeiro trimestre, a insónia é uma situação bastante comum durante a gravidez, sendo a causa mais apontada as alterações hormonais normais desta fase da vida.

O nível elevado de progesterona tem um efeito sedativo sobre o sistema nervoso central, o que leva a maior sonolência, mas o aumento do estrogénio tem o efeito contrário, levando a insónias.

Contudo, há outras explicações, como o stress e a ansiedade, também habituais durante a gravidez, ou então, o desconforto provocado pelo tamanho da barriga na hora de dormir. As insónias são assim mais vulgares durante o último trimestre da gravidez.

insonia-gravidez

O que fazer quando tem insónias durante a gravidez?

Não é aconselhável a grávida tomar medicação durante a gestação, apenas em casos específicos, e sob recomendação médica.

Assim, a grávida tem de ter outras soluções para a ajudar a resolver este problema. De seguida deixamos alguns truques e cuidados a ter, que irão reduzir as probabilidades de ter insónias.

– Colocar uma almofada entre as pernas, de forma a ficar mais confortável na posição lateral;
– Dormir um local calmo e tranquilo;
– Ter uma rotina de sono, deitando-se sempre à mesma hora;
– Deve evitar ir à noite para locais com muito barulho;
– Reforçar a sua alimentação com alimentos que promovam o sono (exemplos: vitela, banana, laticínios, arroz, etc.);
– Evitar bebidas estimulantes a partir das 18 horas;
– Beber um chá de cidreira com mel antes de se deitar.

Siga estes conselhos, e conseguirá lidar melhor com as suas insónias durante a gravidez. Se o problema persistir, consulte o seu médico obstetra.

Compartilhar ;)

Dicas para acabar com a insónia na gravidez