Dicas para uma gravidez saudável

Para ter uma gravidez saudável e sem grandes sustos o primeiro passo é ser seguida por um médico com se sinta segura. Sentir que está em boas mãos alivia bastante o stress que as mamãs costumam sentir nesta fase tão especial da sua vida.

A preparação para uma gravidez saudável começa antes mesmo de engravidar, deve consultar o médico, fazer todos os exames necessários e começar a tomar o ácido fólico. Depois deve seguir as recomendações médicas e fazer todos os exames necessários, fazer o exame Papanicolau e garantir que tens as vacinas em dia como a da rubéola, tétano e hepatite B.

alimentação-gravidez

Dicas para uma gravidez saudável

Faça uma alimentação equilibrada e saudável, dê preferências aos grelhados, aos legumes e às frutas, estar grávida não significa que deve comer por 2 e depois do parto não é fácil perder os quilinhos a mais. Claro que se pode mimar com um doce de vez em quando, mas com moderação. O ideal e engordar de 9 a 15 kg, em media, durante toda a gravidez.

Beba muita água, a água é fundamental para manter o corpo hidratado e a grávida deve aumentar a ingestão desta bebida, a desidratação pode provocar quebras de tensão e dores de cabeça.

O descanso é muito importante, gravidez não é doença e se não tem contra indicações do seu médico pode continuar o seu ritmo de trabalho e continuar a fazer exercício físico, no entanto sempre com alguma moderação e respeitando as horas necessárias de descanso.

A grávida deve fazer pelo menos uma vez por trimestre um ultrassom ou ecografia, análises de sangue para verificar se não há nenhuma infecção ou anemia e controlar os níveis de açúcar do sangue para afastar o risco de diabetes gestacionais.

Para quem não é imune à toxoplasmose deve ter os cuidados necessários para evitar o seu contágio evitando o contato com as fezes dos gatos, lavando devidamente todos os alimentos não cozinhados e garantir que a carne está bem passada.

Compartilhar ;)

Dicas para uma gravidez saudável