Dicas de Coisas para Evitar Durante a Gestação

A gestação é uma fase linda na vida de uma mulher, na qual um bebé está a crescer e a desenvolver-se dentro de si. Mas apesar de gravidez não ser uma doença, bem longe disso, há vários cuidados essenciais para que o bebé se desenvolva corretamente.

É por isso fundamental evitar um conjunto de coisas, que normalmente seriam triviais para a mãe, mas que nesta fase, podem ser bastante prejudiciais para o bebé.

Alimentos, produtos e hábitos, que no dia-a-dia passam despercebidos, mas que durante a gestação podem ter consequências bem negativas. Confira de seguida várias dicas de coisas para evitar durante a gestação.

O que deve evitar durante a gravidez

Existem vários produtos e hábitos que podem ser bastante nocivos para o bebé. Confira de seguida várias dicas de coisas para evitar durante a gestação, para que dessa forma possa dar as condições ideais para o desenvolvimento correto do seu filho.

Bebidas alcoólicas
O álcool é uma substância que, sendo ingerida, irá entrar na corrente sanguínea da mãe, e consequentemente, do bebé. Sendo o álcool responsável pela Síndrome Alcoólica Fetal, a sua ingestão durante a gestação pode causar incapacidade no desenvolvimento fetal da criança, bem como má formação do crânio.

Tabaco
O cigarro contém um grande conjunto de substâncias muito nocivas para a saúde da mãe, e ainda mais para a saúde do bebé. Tanto o ato de fumar ativo ou passivo podem ter consequências bastante graves no desenvolvimento do bebé, como doenças respiratórias, batimento cardíaco irregular e parto prematuro, podendo mesmo nalgumas situações levar ao aborto.

Desportos radicais
Atividades agressivas ou com grandes riscos de quedas e de fraturas devem ser totalmente evitadas durante a gravidez. As razões são óbvias, devendo por isso as gestantes mais aventureiras esperar até depois do bebé nascer para voltar aos seus desportos radicais.

Medicação sem prescrição
Os medicamentos contêm substâncias que, ao entrar no sangue da mãe, irão chegar ao bebé. Como a maioria dos medicamentos é contraindicado para grávidas, qualquer medicação deve ser prescrita pelo médico obstetra, sob o risco de causar problemas graves ao desenvolvimento do bebé.

Viagens longas
As viagens longas implica muitas horas parada, cansaço e maior risco de enjoos. Como tal, para o bem-estar da gestante, e consequentemente, do bebé, deve evitar ao máximo estas viagens.