Diabetes na Gravidez

A diabetes é particularmente preocupante durante a gravidez, por ser desenvolvida durante a gestação em mulheres que não tinham diabetes, denomina-se diabetes gestacional, por norma desaparece após o nascimento do bebé.

Durante a gravidez o organismo produz grandes quantidades de hormonas que ajudam o bebé a crescer, organismo precisa de uma maior quantidade de insulina, se o pâncreas não produz a insulina necessária a glucose sanguínea dando origem à Diabetes Gestacional, isto ocorre, principalmente, após as 24 semanas.

A Diabetes Gestacional deve ser controlada até que o bebé nasça, a maioria das vezes os valores são facilmente controlados com uma dieta saudável e equilibrada, no entanto, algumas grávidas necessitam fazer insulina.

Como detectar diabetes na gravidez

O rastreio da diabetes gestacional é feito através de análises sanguíneas, mais conhecida como prova de Tolerância à Glicose Oral , esta prova é feita por volta da 24ª ou 28ª semana, se o resultado for positivo a gravida será encaminhada e aconselhada pelo médico, se o resultado for negativo será necessário repetir às 32 semanas para controlar eventuais alterações de valores.

Continuar a Ler...

Compartilhar ;)

Diabetes na Gravidez