Diabetes Gestacional

A diabetes gestacional, também chamado de diabetes mellitus gestacional (DMG), é uma condição revelada durante a gravidez, que se caracteriza por algum grau de intolerância da mulher grávida à glicose. Este tipo de diabetes é muito semelhante à diabetes tipo 2, sendo que a maioria das pacientes tem uma deficiência dos recetores de insulina anterior à gravidez.

Na maioria dos casos, este tipo de diabetes apenas se revela nesta fase em mulheres com excesso de peso, e devido à interferência das hormonas nos recetores de insulina.

Fatores de risco da Diabetes Gestacional

Existem alguns fatores de risco que elevam a possibilidade de sofrer diabetes gestacional durante a gravidez:

– Ter uma condição prévia de diabetes;
– Ter excesso de peso antes de engravidar;
– Ganho excessivo de peso durante a gravidez;
– Ter líquido amniótico numa quantidade excessiva;
– Engravidar com mais de 25 anos;
– Sofrer de hipertensão;
– Acusar um nível acima do normal de glicose na urina;

a-diabetes-gestacional

Sintomas da Diabetes Gestacional

A diabetes gestacional é uma condição de saúde assintomática ou com sintomas leves, e que não provoca risco de morte na mulher grávida. Geralmente, após o parto e com o regresso a uma rotina regular de alimentação e atividade diária, os níveis de glicose no sangue voltam ao normal. De seguida apresentamos os sintomas que se podem manifestar na diabetes gestacional:

– Aumento da vontade de urinar;
– Enjoos e vómitos;
– Fadiga;
– Maior suscetibilidade a infeções;
– Aumento de apetite, mas associado a perda de peso;
– Aumento da vontade de beber água.

Como diagnosticar a Diabetes Gestacional

Tendo em conta que a diabetes gestacional geralmente inicia-se numa fase intermédia da gravidez, normalmente é feito a todas as grávidas um teste oral de intolerância à glicose para verificar a presença de diabetes gestacional. Este teste é feito entre a 24ª e a 28ª semana da gestação. Se a grávida tiver algum dos fatores de risco referidos atrás, então deverá fazer este teste mais cedo.

Tratamento da Diabetes Gestacional

O tratamento da diabetes gestacional consiste basicamente numa alimentação saudável, combinado com exercício físico adequado, de forma a controlar os níveis de glicose no sangue. Em casos mais específicos, onde a alimentação e exercício não sejam suficientes para controlar esses níveis, pode ser administrado insulina. Numa gravidez em que seja diagnosticado diabetes gestacional à mulher, o acompanhamento do médico deve ser mais frequente, de forma a verificar os níveis de glicose, e de maneira a garantir a formação normal e saudável do bebé.

Compartilhar ;)

Diabetes Gestacional