Cuidados Com o Corpo Durante a Gravidez

A gravidez não é nenhuma doença, tirando alguns casos especiais a mulher pode fazer a sua vida normal, as gravidezes não são todas iguais e mesmo sendo um processo natural é importante que tenha alguns cuidados.

A gravidez implica muitas alterações no corpo da mulher: o peito, a barriga, as ancas são algumas das zonas que sofrem mais mudanças causando, por vezes, algum desconforto na mulher.

Dicas para cuidar do corpo durante a gravidez

Antes de engravidar deve consultar um médico e fazer todos os exames necessários para verificar se está tudo bem, e toda a gravidez deve ser sempre acompanhada por um médico para garantir o bem-estar da mãe e do bebé, hoje em dia existem exames que detetam todo o tipo de problemas do bebé mesmo antes de nascer.

O crescimento da barriga faz parte de qualquer gravidez, maior ou mais pequena, ela vai crescer. Desde o início da gravidez é importante ter cuidado com aquilo que come, é fundamental que faça uma alimentação equilibrada e saudável.

O excesso do aumento do peso é o principal problema na gravidez, para além de ser prejudicial em termos de saúde acarreta alguns problemas a nível estético do corpo como as estrias.

Com o aumento do peso, é normal que o sangue demore mais tempo a circular pelo corpo, especialmente nas extremidades como pernas e pés, para evitar os pés inchado evite ficar muito tempo em pé, sempre que tiver tempo livre ponha os pés numa posição elevada.

Evite usar sapatos de salto alto, este tipo de calçado aumenta o inchaço das pernas e aumenta o risco de quedas, se é daquelas mulheres que se sente nua sem os saltos nos sapatos, dê preferência a saltos menos altos e seguros.

Evite o álcool e o tabaco.

Caminhe cerca de 15 minutos por dia, o exercício físico moderado é bastante recomendado na gravidez, as caminhadas são uma boa opção, mas antes de praticar algo mais intenso consulte o seu médico.