Cuidados com o bebé na praia

Muitas mães, quando os seus bebés ainda são muito novos, têm algum receio em levá-los para determinados locais. No entanto, se forem tomadas todas as devidas precauções, o seu bebé, mesmo apenas com alguns meses, pode acompanhá-la em muitas atividades.

Os especialistas dizem que a partir dos 2 meses de idade já um bebé pode ir passear até à praia, e a partir dos 6 meses, pode mesmo fazer uma praiazinha de manhã ou de tarde.

Contudo, apenas o deve fazer respeitando alguns cuidados importantes. Afinal, estamos a falar de uma criança recém-nascida.

Conheça aqui os vários cuidados que deve ter com o bebé na praia.

bebe-praia-cuidados

Escolha da praia

Na hora de escolher a praia para onde quer ir com o seu bebé, deve verificar quais as condições da areia e da água. As praias que têm as condições essenciais de saúde pública estão assinaladas.

Uma praia poluída pode causar várias doenças no seu bebé, ainda para mais numa fase em que está a construir o seu sistema imunitário.

Horário

Nesta altura da vida de um bebé, a exposição ao sol deve ser limitada às horas onde ele esteja com menos intensidade. A pele do bebé é ainda muito nova, e facilmente pode queimar.

Assim, se o horário mais adequado para as pessoas em geral é de manhã, até às 11 horas, e à tarde, após as 16 horas, já um bebé deve apenas ir à praia até às 10 horas e a partir das 17 horas.

Contudo, o facto de estar na praia não significa que ele deva estar exposto ao sol. No verão, por exemplo, muitas vezes às 9 horas da manhã já o sol está bem quente e pode queimar.

Exposição ao sol

Um bebé não é um adulto, e como tal, não pode apanhar o sol como um adulto o faz. Na praia, mantenha o seu bebé com uma camisolinha fresca e com um chapéu na cabeça, de forma a não apanhar diretamente o sol no seu corpo, apenas nos braços e pernas.

Não o deixe muito tempo ao sol, preferindo a sombrinha do chapéu. Na praia, os grãos de areia refletem a luz do sol, e mesmo na sombra ele apanhará a luz necessária.

Protetor solar

O protetor solar adequado à pele e idade da criança é um item obrigatório. Mesmo que ele se mantenha vestido com alguma peça de roupa, chegue sempre o protetor a todo o corpo, de forma a mantê-lo totalmente protegido da ação prejudicial dos raios solares.

Compartilhar ;)

Cuidados com o bebé na praia