Cuidados Com o Bebé de Baixo Peso

Por vezes, por variadas razões, há bebés que nascem antes do tempo. Estes bebés, chamados de prematuros, têm assim um peso mais baixo que o normal aquando do seu nascimento, necessitando por isso de mais cuidados que um recém-nascido normal.

Cuidados com o bebé de baixo peso

Quando um bebé nasce com baixo peso, há vários cuidados com o bebé de baixo peso que deve ter.

Antes de mais, um bebé que nasce com um peso muito baixo, derivado de ter nascido mais cedo que a data ideal, apenas sai da maternidade quando estiver a ganhar peso naturalmente e de forma consistente, pesando pelo menos 1,75 kg, ou seja, aquilo que ele pesaria ao atingir a 36ª semana de gestação.

Aliás, geralmente o bebé prematuro nem sequer sai da maternidade antes de atingir essa data.

No entanto, depois de ir para casa, isso não significa que não tenha de ter mais cuidados com o bebé de baixo peso do que aqueles que teria com um recém-nascido com o peso normal.

Confira de seguida várias dicas e cuidados com o bebé de baixo peso.

O bebé de baixo peso, depois de começar a ganhar peso irá começar a recuperar o tempo perdido. Por essa razão, dê o peito sempre que o bebé quiser.

O leite materno é a melhor fonte de nutrientes do seu filho, e como tal, deve nutri-lo o mais possível para ele recuperar. Além disso, nunca deixe o bebé mais que 4 ou 5 horas sem amamentar.

Outro dos cuidados com o bebé de baixo peso é a amamentação por mais tempo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que todos os bebés sejam alimentados exclusivamente com leite maternos nos primeiros 6 meses, mantendo-o como complemento durante os dois primeiros anos.

No que diz respeito aos bebés com baixo peso, esta recomendação dos 2 anos é ainda mais importante, pois representa uma nutrição extra para o ajudar a recuperar o tempo perdido.

Nos primeiros tempos, um bebé prematuro de baixo peso tem ainda menos proteção aos agentes perigosos ambientais que um recém-nascido normal.

Como tal, é preciso ter muito cuidado com as visitas eixando bem claro aos seus amigos e familiares para não fazerem visitas caso tenham algum tipo de doença, seja um resfriado, gripe ou uma simples tosse.

Outro dos cuidados com o bebé de baixo peso é evitar que este fique exposto ao fumo do tabaco. A

lém de aumentar o risco do bebé ter infeções e asma, a presença do fumo do cigarro aumenta o risco de morte súbita infantil.

Compartilhar ;)

Cuidados Com o Bebé de Baixo Peso