Conservação de Leite Materno

O leite materno é indispensável para o bebê nos primeiros meses de vida, porém, nem sempre a mãe consegue ficar em casa para amamentar o filho, pois, precisa trabalhar, tendo assim, como única opção armazenar o leite materno para que o bebê possa tomar mesmo quando a mãe estiver longe.

A conservação do leite materno exige uma série de cuidados para que ele não se estrague, esses cuidados vão desde a retirada do leite do peito à conservação na geladeira ou freezer, o que vai depender da quantidade e de quando o leite será consumido.

Conservação do leite materno

Os especialistas recomendam armazenar o leite materno em um recipiente de vidro ou plástico com tampa, podendo até mesmo ser uma mamadeira, esse recipiente precisa ser higienizado e esterilizado, e quando estiver com o leite deve ser colocado na geladeira ou freezer.

Conservação do leite materno – passo a passo

1 – Após o leite ser retirado do peito ele deve ser colocado em um recipiente com tampa, esse recipiente antes precisa ser lavado com detergente neutro e esterilizado, para fazer essa esterilização basta colocar o recipiente em uma panela com água cobrindo e levar ao fogo, deixar ferver de 10 a 15 minutos e depois tirar da panela, coloque de cabeça para baixo e deixe escorrer a água, esfriar e tampe.

2 – No recipiente esterilizado coloque o leite, tampe bem e leve para a geladeira, sendo que, se o leite for para ser consumido em 24 horas pode colocar na geladeira, de preferência na prateleira de cima e no fundo, jamais na tampa, mas caso queria estocar para utilizar em até 15 dias é preciso colocar no freezer que vai conservar por mais tempo.

Cuidados na hora de coletar o leite

O leite materno pode ser coletado manualmente ou com a ajuda de uma bombinha para sugar, é preciso que a mãe evite usar anéis relógios e pulseiras, além de prender os cabelos, tomar banhos diários e fazer a coletagem em um ambiente limpo, arejado e sem insetos e animais.

Na hora de dar o leite materno conservado ao bebê é preciso primeiro esquentar o leite em banho maria desligado e oferecer o leite em um copo, porque não é recomendado usar mamadeira na época da amamentação, pois, a sucção na mamadeira é diferente, podendo fazer o bebê rejeitar o peito na hora da mamada, o que não é bom porque a amamentação é fundamental, pois, é um momento especial entre mãe e filho e também porque quanto mais o bebê mamar melhor será, já que, estimulará a produção do leite e evitará que ele venha a faltar.

Compartilhar ;)

Conservação de Leite Materno