Como Tratar a Insónia na Gravidez

A gravidez é uma altura na vida de uma mulher que implica grandes alterações no seu corpo. Problemas como enjoos, vómitos ou insónias são bastante habituais durante a gestação.

Com os níveis hormonais desequilibrados, e um bebé a crescer dentro de si, estas mudanças são naturais, podendo no entanto trazer alguns desconforto e incómodo.

Se você está grávida e sofre de insónias, então aqui poderá saber um pouco mais sobre o assunto e como tratar a insónia na gravidez.

Insónias na gravidez

As causas para o aparecimento de insónias na gravidez podem ser várias, sendo a principal as alterações hormonais naturais nesta fase.

As hormonas progesterona e estrogénio, cada uma com um efeito contrário (sedativo versus estimulante), como estão com os seus níveis bastante alterados durante a gestação, levam a sonolência, numa primeira fase da gravidez, e a insónias, no último trimestre da gestação.

Assim, as insónias na gravidez costumam surgir com frequência no terceiro trimestre, também devido ao desconforto sentido ao dormir, provocado pelo volume da barriga.

Contudo, como nem todas as mulheres sofrem deste problema, acredita-se que existam outros fatores.

Por exemplo, estudos mostraram que as mulheres com problemas de ansiedade ou de stress, têm mais facilidade em sofrer de insónias durante a gravidez.

Como tratar a insónia na gravidez

Não existe nenhum método ou segredo sobre como tratar a insónia na gravidez. Esta é natural nalgumas gestantes, e como tal, o melhor que pode fazer é aliviar esse problema.

Assim, para evitar ter insónias na gravidez, recomendamos o seguinte:

  • colocar uma almofada entre as suas pernas, de modo a ficar numa posição mais cómoda e confortável;
  • dormir sempre à mesma hora, num ambiente calmo e tranquilo;
  • deve fugir de ambientes mais barulhentos e com muita luz à noite;
  • evitar bebidas estimulantes após as 19 horas;
  • beber um chá de cidreira antes de dormir;
  • consultar o médico obstetra para saber se existe algum medicamento que possa ajudar, e que seja apropriado para uma gestante.

Compartilhar ;)

Como Tratar a Insónia na Gravidez