Como tratar a infeção na bexiga na gravidez

Durante a gravidez, o aparecimento de infeções nos canais urinários, como a uretra ou a bexiga, são bastante comuns.

Devido à gravidez, as condições para o desenvolvimento destas infeções são maiores, o que torna este problema de saúde bastante vulgar entre grávidas.

Neste artigo poderá conhecer as causas, os sintomas, e ainda, como tratar a infeção na bexiga na gravidez.

Causas

A infeção na bexiga, também chamada de cistite, pode ter várias causas. Uma das consequências da gravidez é uma diminuição da capacidade do organismo em defender-se dos ataques de micróbios.

Além disso, devido às alterações hormonais naturais nesta fase, o nível de açúcar e de aminoácidos na urina da grávida é maior, o que torna os canais urinários mais propícios ao desenvolvimento de bactérias, provocando infeções urinárias.

Outra causa possível pode ser a transmissão de bactérias pertencentes à flora intestinal, e que são aí benéficos, para os canais urinários, provocando infeções em vários locais, como por exemplo, na bexiga.

Sintomas

Os sintomas da infeção na bexiga são vários. Se sentir um ou mais destes sintomas durante a gravidez, consulte o seu médico obstetra. Os sintomas incluem:

– pressão das costas ou sensação de cólicas, na zona lombar perto dos rins;
– ardor ou dor durante a micção;
– necessidade muito frequente de urinar, mesmo após ter esvaziado a bexiga;
– urina com sangue ou com uma cor turva (nalguns casos, acompanhado de um cheiro desagradável ou muito forte);
– febre baixa (nalguns casos).

Se nada for feito para tratar a infeção da bexiga, ela pode evoluir para uma infeção renal. Se a infeção tornar-se mais grave, as substâncias tóxicas produzidas pelas bactérias podem causar consequências muito prejudiciais ao bebé, e em casos extremos, levar mesmo ao aborto.

Por isso, esteja sempre atenta aos sinais, e se o seu médico não pedir exames frequentes à urina, peça-lhe para o fazer.

remedios-caseiros-infeccao-urinaria

Como tratar

Se desconfiar de uma infeção na bexiga, marque imediatamente uma consulta com o seu médico obstetra, que marcará exames à urina para se diagnosticar o problema e verificar qual a bactéria que está a causar a infeção. Após conhecer o tipo de bactéria, o médico irá prescrever um antibiótico apropriado.

É importante que nunca faça automedicação, pois existem muitos remédios com substâncias que influenciam negativamente a formação do bebé.