Como tratar as cãibras na gravidez

Quando se faz desporto, uma das sensações mais comuns são as cãibras. Os músculos ficam cansados, e associados à falta de alguns minerais, podem dar origem a contrações musculares.

No entanto, as cãibras não ocorrem apenas a quem faz desporto. Elas são também muito comuns na gravidez.

Neste artigo poderá saber mais sobre o que são, quais as suas causas, e ainda, como tratar as cãibras da gravidez.

O que são cãibras

As cãibras são contrações involuntárias dos músculos, que provocam dor e incómodo. No entanto, é importante perceber que estas contrações, por mais desagradáveis que sejam, não têm consequências para a sua saúde.

Causas das cãibras da gravidez

Como referimos em cima, as cãibras aparecem sobretudo quando se faz algum desporto mais intensamente. Com o cansaço do músculo, este começa a ter contrações involuntárias.

No caso da grávida, apesar de não fazerem desportos intensos, ela tem de carregar com um peso extra durante todo o dia, provocando também a fadiga dos seus músculos.

Geralmente as cãibras aparecem no segundo e no terceiro trimestre.

Apesar de esta ser a causa mais comum, há outras que podem também levar ao aparecimento destas contrações. Excesso de fósforo ou insuficiência de magnésio, potássio ou cálcio podem também causar cãibras.

cãibras-na-gravidez

Como tratar as cãibras da gravidez

Depois de ter estas contrações musculares, há algumas coisas que pode fazer de modo a aliviar e tratar as cãibras da gravidez, nomeadamente massagens, alongamentos, caminhar e banho de água quente.

Assim, se ocorrer a cãibra, massageie o músculo onde sente as cãibras, alongue os músculos da perna afetada, tome banho de água quente (ou coloque um saco de água quente no músculo com cãibra), ou então, caminhe durante algum tempo, pois alivia a tensão do músculo.

Se decidir fazer alongamentos, estique as pernas, e puxe a ponta do pé para si enquanto tenta tocar com os seus dedos. Este movimento vai ajudar a tratar a cãibra.

A alimentação tem também um papel importante no tratamento de cãibras da gravidez.

Como uma das causas tem a ver como excesso ou deficit de minerais, é importante ter uma alimentação saudável, pobre em salgados, fritos e refrigerantes, e rico em alimentos ricos em cálcio, potássio e magnésio, como o amendoim, espinafre, aveia, banana ou água de coco.

Compartilhar ;)

Como tratar as cãibras na gravidez