Como Tratar as Cicatrizes de Cesariana

Quando a mulher fica grávida, as suas principais preocupações é a saúde do bebê e como será o parto. O parto normal é o mais indicado pelos médicos, porque a sua recuperação é rápida e logo a mulher pode ir para casa, mas têm aquelas gestantes que precisam passar pelo parto cesariano.

O que é o Parto Cesariano ?

O parto cesariano, que é um corte feito na barriga para o bebê sair, ainda é muito criticado, porém há muitos casos que a única saída é realizar esse procedimento, isso ocorre quando o bebê não está conseguindo nascer normalmente por causa da sua posição. Têm também as mulheres que optam pelo parto cesariano para poder escolher o dia do nascimento do seu filho e querem um parto sem dor.

Na hora do nascimento, a mulher pode até não sentir dor por causa da anestesia, mas se a operação não for bem cuidada, as mulheres podem sentir muita dor, por isso, é essencial saber como tratar as cicatrizes da cesariana.

Como tratar as cicatrizes da cesariana

Nos primeiros dias, a mulher deve ficar em repouso e evitar posições que coloquem pressão sob o abdômen, principalmente na área onde foi realizado o corte.

Troque o curativo todos os dias, limpe a ferida com soro fisiológico e cubra com gazes limpas e secas.

Não exponha a cicatriz da cesariana ao sol, porque isso pode manchar a pele e aumentar a aparência da cicatriz. Caso não tenha opção, antes de ir para o sol se proteja com filtro solar.

Não aplique nenhum produto na ferida, como creme, gel, pomada, só faça isso quando ela estiver totalmente cicatrizada.

Outro cuidado importante é beber muita água e ter uma alimentação rica em vitamina C e fibras. Comer alimentos com pouca gordura, legumes e frutas também é muito bom, porque ajuda na cicatrização.

Como remover a cicatriz da cesárea?

Para as mulheres que não querem ficar com a cicatriz da cesárea, existem algumas opções para removê-la, são elas: cirurgia plástica, tratamento a laser, tratamento a base de dermoabrasão e utilização de ácido retinoico e hialurônico.

Como vai ficar a aparência da cicatriz da cesárea?

Se não ocorrer nenhum problema, como infecção hospitalar, edema, alergia à linha de costura e ruptura de pontos, a aparência da cicatriz da cesárea será apenas uma linha fina.

Portanto, após passar pelo procedimento da cesárea, a mulher deve cuidar muito bem da cicatriz para que ela não fique muito grande e também ter cuidado para não romper os pontos e deixar a ferida aberta, porque isso pode provocar muitos problemas de saúde. Então cuide-se para ter sempre saúde e bem-estar.