Como se Preparar Para Ser Mãe

Apesar de muitas vezes a gestação não ser planeada, aparecendo por descuido ou acidente, na maioria das vezes as pessoas gostam de planear a gravidez.

Este planeamento é importante, não apenas para se preparar economicamente, mas também, para preparar o corpo de modo a que este esteja em perfeitas condições quando finalmente ficar grávida. Descubra de seguida o que deve fazer e como se preparar para ser mãe.

Como se preparar para ser mãe

Quando se quer engravidar, o ideal é começar a preparar-se com alguns meses de antecedência, preferencialmente entre 6 meses a 1 ano. Isto para dar tempo de fazer todos os exames necessários, mas também, para alterar gradualmente o seu estilo de vida para um mais saudável. Confira de seguida o que deve fazer para se preparar para a gravidez.

Histórico médico

É importante visitar o seu ginecologista com tempo, de modo a que ele avalie o seu historial médico, e caso exista alguma doença, o que se poderá fazer para conseguir engravidar. Ele também irá realizar quaisquer exames ginecológicos necessários.

Suplemento de ácido fólico

Hoje em dia, praticamente todas as gravidezes planeadas iniciam o processo começando por tomar ácido fólico alguns meses antes de tentar engravidar. Esta substância ajuda a evitar defeitos na formação de tubo neural do feto.

Adotar um estilo de vida mais saudável

A saúde do bebé é resultado dos hábitos de vida da mãe. Como tal, a futura mãe deve adotar hábitos de vida mais saudáveis, com uma dieta equilibrada, atividade física regular, parar de beber álcool, fumar ou consumir drogas.

Pressão arterial

A pressão arterial alta é um problema que aumenta o risco de alguns problemas durante a gravidez, especialmente pré-eclâmpsia. Como tal, é bom verificar a pressão arterial antes de engravidar.

Exames de urina e de sangue

Há vários problemas de saúde, como infeções urinárias, anemias, entre outros problemas, que podem afetar a saúde da gestante e do bebé. Como tal, é essencial detetar esses problemas antes de engravidar, através de exames de urina e de sangue.

Vacinas

Determinadas vacinas podem ser essenciais para prevenir alguns problemas graves, como o aborto espontâneo ou malformações durante a gravidez.

Compartilhar ;)

Como se Preparar Para Ser Mãe