Como Saber se o Bebe está para Nascer

A não ser que tenha uma cesariana programada, é difícil determinar quando e como o bebe vai nascer, no entanto, na reta final o corpo dá alguns sinais. Uma gestação dura 280 dias o que corresponde a 9 meses e alguns dias.

A partir da 37ª o bebe já é considerado de termo e está pronto a nascer. Mas nas últimas semanas a ansiedade dos pais, especialmente, das mamãs aumenta.

Há alguns sinais que indicam que o corpo se está a preparar para o parto. Mas nenhuma gravidez é igual a outra e estes sinais variam muito de mulher para mulher.

Como Saber que o Bebe vai Nascer?

O bebe e o seu corpo preparam-se para este momento maravilhoso. A natureza é fantástica e dá sinais que o momento está para acontecer. Entre os sinais mais comuns encontram-se:

#1

Saída do tampão ou rolhão mucoso, um corrimento gelatinoso que pode ou não conter raios de sangue. Este pode sair semanas antes do parto ou algumas horas antes.

#2

Rompimento da bolsa de água, pode ser parcial ou total. Em qualquer dos casos é sinal que deve dirigir-se para a maternidade ou hospital.

#3

Contrações regulares que encurtam no tempo e aumentam na intensidade e duração. Nas últimas semanas de gravidez é muito normal sentir a barriga a ficar dura, são contrações irregulares e indolores, chamadas de contrações de Braxton-Hicks ou de treinamento.

#4

Um dos sinais pouco falado que indica a hora do parto é o aumento da energia da mãe, muitas vezes no dia anterior ou mesmo no próprio dia a grávida fica com energia extra. Esta energia dá, muitas vezes, vontade de arrumar a casa. Arrumar o ninho para a chegada do bebe como as pessoas mais antigas dizem. A verdade é que o corpo está a preparar-se para o trabalho de parto.

Os médicos aconselham que a grávida tenha a mala pronta a partir da 37ª, nesta altura o risco do parto acontecer aumenta e deve estar preparada para o momento.