Como preparar os Seios para não Rachar na Amamentação

A OMS ( Organização Mundial de Saúde) recomeda o aleitamento materno em exclusivo até aos 6 meses de idade, a amamentação é um dos principais objetivos de muitas mães, mas nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente, nos primeiros dias.

È muito comum surgirem alguns problemas como gretas, fissuras e rachaduras, nestes casos o melhor é pedir conselhos ao seu médico, enfermeira ou a uma CAM porque com alguns conselhos pode corrigir e tratar este problema.

Dicas para Evitar Rachaduras nos Mamilos

As fissuras ou rachaduras podem provocar dores e desconforto na hora da amentação e são uma das principais causas para muitas mães desistirem da amamentação, na maioria dos caos são causadas pela pega errada da criança ou pela sucção ineficiente.

Posicione o bebé corretamente durante a amamentação. Peça ajuda a algum profissional, uma boa pega é a melhor forma de proteger os seus mamilos.

Passe  um pouco do seu leite no mamilo e aréola para hidratar a pele.

Utilize um bom sutiã de amamentação e tente manter esta zona seca, mudando os discos várias vezes.

Sempre que possível anda com o peio ao ar livre para manter a zona seca.

Evite usar cremes e sabonetes sobre o mamilo, aplique cremes apenas no caso de serem recomendados pelo médico.

Após a mamada, tire o bebê do peito com cuidado.

Como tratar as fissuras nos seios

Mesmo com todos os cuidados os seios ficaram rachados e com feridas e amamentar tornou-se doloroso? Neste caso deve tomar algumas precauções para tratar deste problema. O melhor remédio é mesmo o próprio leite materno, aplique sobre o mamilo sempre depois do bebé mamar.

Com orientação de um profissional de saúde pode aplicar uma pomada de lanolina, seguindo as recomendações. Aplique apenas uma pequena quantidade, o excesso pode desencadear infeções.

Evite o uso de mamilos de silicone, recorra a conchas e discos de algodão para evitar o atrito nesta zona sensível.

Compartilhar ;)

Como preparar os Seios para não Rachar na Amamentação