Como o Pai Pode Ajudar a Mãe no Pós-Parto

A chegada de um filho é um momento maravilhoso para os pais, apesar de ser algo partilhado a dois a mãe tem um papel mais presente nos primeiros dias, para além de ter as dores do pós parto, cabe-lhe alimentar o bebé.

Os primeiros dias depois do nascimento do bebé são complicados, é preciso gerir e adaptar a vida do casal a um novo membro que necessita de muita atenção e apoio. A participação do pai nesse período é fundamental.

Muitas vezes, os primeiros tempos são complicados, por um lado, a mãe sente que precisa fazer tudo, por outro o homem sente-se desorientado e o diálogo é a única forma de levar as coisas pelo caminho certo.

Coisas que o Pai deve fazer para ajudar a mulher depois do bebé nascer

Controlar as visitas

Quando nasce um bebé, amigos e familiares, adoram visitar o recém nascido e a mamã, alguns vão à maternidade outros vão à casa dos papás, os primeiros dias são muito complicados. A familia está a adaptar-se a um recém nascido, a mamã está a recuperar do parto e as visitas são muitas. O pai deve ter um papel fundamental na gestão destas visitas, limitar o tempo e o horário das mesmas.

Dividir as tarefas

A divisão de tarefas é muito importante, não só a cuidar do recém nascido mas também a manter o bom funcionamento da casa nas tarefas do dia-a-dia. A mulher não deve sentir que é a sua obrigação cuidar do bebé e manter a casa limpa, a roupa lavada e a comida da mesa. Mesmo que o o pai alegue que não sabe fazer algumas coisas há imensas coisas em que a sua participação é importante: colocar o bebé para dormir, dar banho ao bebé, colocar para arrotar, passar a vassoura e o aspirador, fazer compras, manter as coisas no sítio certo.

Apoiar a mulher

O apoio é fundamental, não precisa de fazer tudo, por vezes, pequenos gestos e atitudes valem muito. Trazer um miminho para a mãe, estar presente em alguns momentos como a amamentação, cuidar do bebé para a mamã tomar um duche demorado ou para tirar um soneca, ou seja, estar atento à necessidades da mamã.

Elogie

Não tenha medo de elogiar a sua mulher, ela foi mãe tem as hormonas são saltos, não se sente confortável com o corpo, tem medo de fazer algo errado com o bebé, dizer que a ama, que é uma excelente mãe, mulher, companheira,m que é linda e maravilhosa é fundamental para manter uma relção saudável e para aumentar a auto estima da mulher.