Como Funciona o Parto Humanizado

O parto humanizado é uma opção cada vez mais popular, com variadas vantagens para gestante e bebé. Conheça melhor as vantagens deste método, e ainda, como funciona o parto humanizado.

O parto é um dos momentos mais intensos da vida de uma mulher. Dar à luz, além de ser uma experiência física nos limites, é também uma altura de grande ansiedade e expetativa.

Como tal, tudo o que puder ajudar a um parto mais fácil e mais saudável, tanto para a mãe, como para o bebé, é importante.

Vantagens do parto humanizado

De acordo com os médicos, as vantagens em optar por um parto humanizado são muitas e importantes, tanto para a mãe, como para o bebé.

Além de ser um parto muito mais focado na gestante, e como tal, mais atento às suas necessidades durante o nascimento, traz ainda várias vantagens muito benéficas para a saúde do bebé.

Confira de seguida as vantagens em optar pelo parto humanizado.

  • o bebé nasce na data em que está pronto a nascer;
  • o bebé tem menor risco de desenvolver patologias respiratórias nos primeiros meses;
  • sensação plena de maternidade por parte da mãe, com o sentimento de poder por ter realizado um parto natural;
  • maior facilidade por parte da mãe em cuidar e amamentar o seu filho nos primeiros tempos.

Como funciona o parto humanizado

Apesar de o parto humanizado não ser um conceito totalmente definido, com várias propostas sobre o que é, na realidade há alguns aspetos básicos que caracterizam este método.

Assim, a maioria dos especialistas aceita que o parto humanizado é um parto onde as decisões da mulher são tidas mais em conta do que num parto normal. Ou seja, o parto segue o processo fisiológico da mulher, e o médico intervém apenas quando a sua ação é absolutamente essencial para a saúde e segurança do bebé.

Mas como funciona o parto humanizado? Neste parto, que pode ser realizado em casa, no hospital, na água ou na cama, todo o processo segue a natureza e o funcionamento natural fisiológico do corpo humano, sendo que o médico apenas segue as indicações da gestante.

No entanto, para que este método possa ser seguido, não pode haver qualquer problema de saúde com a gestante e com o bebé.

Compartilhar ;)

Como Funciona o Parto Humanizado