Como dar Banho a um Bebé Recém-Nascido

Um dos momentos que mais angustia os pais, especialmente os de primeira viagem, é o banho do bebé recém-nascido.

A pensar nestes pais, deixamos aqui algumas dicas e orientações sobre como dar banho a um bebé recém-nascido.

Dicas para o banho de um bebé recém-nascido

Há algumas dicas importantes sobre o banho de bebés recém-nascidos, nas quais se incluem:

  • usar produtos de higiene próprios para bebés, de modo a não irritar pele e olhos;
  • não demorar mais que 10 minutos no banho;
  • nunca deixar o bebé sozinho dentro da banheira;
  • não dar banho após mamar.

Como dar banho ao bebé recém-nascido

O banho de um bebe recém-nascido deve respeitar alguns pontos essenciais: organização do local onde vai dar banho, lavagem do rosto e do cabelo, lavagem do corpo, e por fim, a sua secagem.

Passo 1 – Organizar o local onde vai dar banho

Antes de dar banho ao bebé recém-nascido, é importante preparar todo o material que vai utilizar e coloca-lo perto da banheira, onde possa o alcançar facilmente. De seguida, deve aquecer o ambiente até uma temperatura agradável, entre os 22 e os 25ºC, e fechar qualquer porta ou janela que possa criar corrente de ar. Por fim, deve encher a banheira com água, com um máximo de 13 cm, e a uma temperatura de 36/37ºC (verifique com um termómetro ou com o seu pulso).

Passo 2 – Lavar o rosto e o cabelo

Com o bebé ainda enrolado na toalha, coloque a sua cabeça sobre a banheira, mantendo o seu braço debaixo do corpo, e a sua mão a segurar o pescoço. Sem molhar os ouvidos, passe a cabeça por água com o movimento de frente para trás, sem massagear ou esfregar. Para lavar o rosto, utilize apenas gaze molhada em água.

Passo 3 – Lavar o corpo

Depois do rosto e do cabelo, está na altura de lavar o resto do corpo. Colocando o braço nas costas do bebé, de modo a que a cabeça fique apoiada no antebraço, introduza o recém-nascido dentro de água. Depois, com pouco sabão, lave o bebé pela seguinte ordem: braços, mãos, barriga, pernas e zona genital. Depois, vire o bebé, mantendo a cabeça apoiada no antebraço, e lave as costas e o rabinho.

Passo 4 – Secar o corpo do bebé

Sem esfregar, seque muito bem o corpo, especialmente as dobras, para não ficarem húmidas e provocar assaduras. Por fim, passe um creme hidratante específico para bebes, coloque a fralda e vista-o.

Compartilhar ;)

Como dar Banho a um Bebé Recém-Nascido