Como Curar a Dor de Garganta do Bebé

A dor de garganta é sempre uma situação bastante incómoda. No entanto, no caso dos bebés, que ainda não conseguem comunicar o que sentem e gerir as suas frustrações, a dor de garganta é ainda mais desagradável, provocando choro ao engolir, tosse e secreções, e ainda, a recusa em comer ou beber.

De seguida poderá conhecer os vários sintomas, e ainda, como curar a dor de garganta do bebé.

Sintomas da dor

Os sintomas habituais da dor de garganta são dores no pescoço ou na garganta quando engolem comida ou bebida, garganta com pus, febre, dores de barriga e náuseas.

Os bebés geralmente manifestam-se através do choro, podendo por isso a dor de garganta ser inicialmente confundida com outros problemas.

Já em crianças maiores, é mais simples identificar o problema, já que elas queixam-se de dores na garganta e no pescoço.

Como curar a dor de garganta

A dor de garganta é geralmente causada por uma infeção, e como tal, o médico pediatra prescreve normalmente remédios como Ibuprofeno ou Paracetamol, e nalgumas situações, antibióticos, como a Amoxicilina.

Estes medicamentos têm a função de reduzir a inflamação e curar a infeção. Além do tratamento médico, há ainda outros cuidados simples que os pais devem adotar em casa, que irão ajudar o processo de cura, e ainda, aliviar os sintomas da dor de garganta.

Esses cuidados incluem:

  • Se a criança tiver febre, ela deve ficar em casa.
  • Lavar regularmente a cavidade nasal do bebé com soro fisiológico, para ajudar a limpar as secreções.
  • Dar ao bebé um banho morno com a porta e as janelas do banheiro fechado, de modo a formar-se vapor. O vapor de água quente irá ajudar a tornar as suas secreções mais fluidas, facilitando a sua excreção.
  • Agasalhar muito bem a criança, de modo a não estar sujeita a mudanças bruscas de temperatura.

Há ainda um conjunto de cuidados com a alimentação, que irão ajudar a fortalecer o sistema imunitário do bebé, e ainda, a facilitar a sua nutrição.

Assim, nesta fase deve dar alimentos moles, mais fáceis de engolir, hidratar muito bem a criança, com água, sumos ou chás, reforçar a toma de frutos com vitamina C (como por exemplo, sumo de laranja), e no caso de a criança já tiver mais que um ano, dar uma colher de chá de mel à noite, pois ajuda a aliviar e a hidratar a dor de garganta.

Compartilhar ;)

Como Curar a Dor de Garganta do Bebé