Como calcular o período fértil no caso de ciclos irregulares

Calcular o período fértil de uma mulher com um ciclo regular é algo bastante simples e fácil. Mas e se você tem um ciclo irregular? Como fazer?

Se você tem um ciclo menstrual pouco regular, não se preocupe: há também formas de calcular o período fértil.

Confira de seguida, passo a passo, como calcular o período fértil no caso de ciclos irregulares.

como-calcular-seu-periodo-fertil

Calcular o período fértil no caso de ciclos irregulares

Passo 1 – Antes de calcular o período fértil, será necessário verificar o tamanho de cada ciclo menstrual nos últimos 6 a 12 meses.

Para verificar esse tamanho terá de proceder da seguinte forma: após o ciclo menstrual anterior ter terminado, deve contar os dias até a menstruação voltar a aparecer; assim, se ele surgir ao 25º dia, então esse ciclo teve uma duração de 24 dias; ou por exemplo, se surgir ao 32º dia, então o ciclo durou 31 dias.

Passo 2 – Depois de verificar o tamanho de todos os ciclos menstruais que teve nos últimos 6 a 12 meses, identifique o menor e o maior.

Passo 3 – Ao ciclo mais pequeno deve retirar 17, obtendo o valor A. Por exemplo, se o seu ciclo menor foi de 26 dias, então o valor A será igual a 26-17, ou seja, 9.

Passo 4 – Ao ciclo maior deve retirar 12, obtendo o valor B. Por exemplo, se o seu ciclo maior foi de 37 dias, então o valor B será igual a 37-12, ou seja, 25.

Passo 5 – Os valores A e B indicam qual o período fértil do próximo ciclo. Assim, o período fértil decorrerá entre o dia A e o dia B. Tendo em conta os exemplos dados, o período fértil seria entre dia 12 e dia 25.

Passo 6 – Se quiser tentar engravidar, deve então ter relações sexuais diariamente durante esse período, ou então, dia sim, dia não. Como o seu ciclo menstrual é irregular, desta forma consegue garantir que haverá um óvulo à espera dos espermatozoides.

Compartilhar ;)

Como calcular o período fértil no caso de ciclos irregulares