Como Aliviar a Dor Durante o Trabalho de Parto

O trabalho de parto é um momento de grande alegria, mas também, de muito sofrimento. Muitas mulheres, durante o parto, utilizam métodos medicamentosos, prescritos pelo médico, de modo a aliviar a dor.

Contudo, há formas naturais que ajudam bastante a tornar este momento menos doloroso. Descubra de seguida como aliviar a dor durante o trabalho de parto.

Dor do trabalho de parto

A dor sentida pelas mulheres durante o trabalho de parto pode ser comparada com uma cólica menstrual mais intensa, que começa forte, mas depois, vai diminuindo gradualmente de intensidade.

Estas dores são provocadas pela dilatação do canal vaginal e das paredes uterinas, e com os métodos adequados, podem ser minimizadas.

Neste artigo poderá descobrir métodos naturais sobre como aliviar a dor durante o parto.

Métodos Naturais para Aliviar as Dores

Para diminuir a dor de parto através de métodos naturais é essencial que a gestante esteja num ambiente calmo e relaxante, que a ajude a concentrar-se no alívio dessa dor.

Estes incluem a controlo da respiração, uma massagem corporal, e ainda, posições específicas.

Aliviar a dor do parto através do controlo da respiração

Para minimizar a dor do trabalho de parto através de um maior controlo da respiração deve fazer o seguinte: inspirar até ficar com o seu peito cheio, expirando depois lentamente, como se soprasse uma vela. A respiração profunda ajuda a reduzir os níveis de adrenalina, promovendo assim um melhor controlo da ansiedade.

Além disso, esta forma de respirar irá ajudar o útero a ficar suficientemente oxigenado para conseguir realizar corretamente as suas contrações, o que permitirá uma redução do desconforto e da dor.

Massagem corporal para aliviar a dor durante o trabalho de parto

Uma massagem, utilizando movimentos suaves circulares, na região lombar, ajuda a reduzir a tensão dos músculos e a diminuir a dor. Um banho quente pode ser um excelente complemento à massagem, já que tem um efeito semelhante.

Posições para aliviar a dor

Existem algumas posições que podem ajudar a diminuir a dor intensa característica da contração. Entre as várias posições corporais que promovem o alívio da dor incluem-se:

  • estar de pé, apoiando-se a abraçando o pescoço do companheiro;
  • colocar-se de joelhos com o corpo inclinado sobre uma bola de parto ou almofadas;
  • sentar-se no chão, abrir as pernas, e dobrar as costas em direção a um dos pés;
  • colocar-se na posição de quatro apoios em cima da cama, fazendo depois força para baixo com os braços.

Compartilhar ;)

Como Aliviar a Dor Durante o Trabalho de Parto