Como Alimentar o Bebé com Intolerância à Lactose

Sendo o leite um dos alimentos essenciais nos primeiros meses e anos de uma criança, a intolerância à lactose pode ser um problema algo difícil de ultrapassar.

Contudo, e apesar da importância do leite, hoje em dia é possível alimentar um bebé com uma dieta nutritiva e completa, sem recorrer ao leite de vaca e seus derivados. Confira de seguida como alimentar o bebé com intolerância à lactose.

Como alimentar o bebé com intolerância à lactose

Após se confirmar que o bebé tem intolerância à lactose, é importante adaptar a sua alimentação de modo a receber a quantidade de nutrientes que teria no leite, como por exemplo o cálcio.

Assim, além do leite e derivados sem lactose que existem hoje no mercado, é importante reforçar a alimentação da criança com alimentos como o espinafre, amendoim, amêndoa, brócolos, etc., ricos em variados nutrientes, mas especialmente em cálcio.

Claro que estes alimentos são adequados para crianças que não estão a amamentar. Sendo a lactose um hidrato de carbono que existe no leite da vaca, o bebé pode alimentar-se com o leite materno. Mas também aqui existem alguns cuidados a ter. Confira.

Como alimentar o bebé com intolerância à lactose – bebés até aos 6 meses

Apesar do leite materno não conter lactose, se a mãe consumir leite de vaca e seus derivados, este hidrato de carbono pode passar para o leite materno e provocar os mesmos problemas que o leite com lactose.

Dessa forma, durante a amamentação de um bebé com intolerância à lactose, a mãe não pode consumir qualquer produto com este hidrato de carbono. Se o bebé consome leite de fórmula, terá de escolher um livre de lactose.

Como alimentar o bebé com intolerância à lactose – bebés com mais de 6 meses

No caso das crianças que continuam a amamentar para lá dos 6 meses, os cuidados são exatamente iguais aos do ponto anterior. Ou seja, a mão não pode ingerir alimentos com lactose.

Para crianças que já não mamam, a estratégia é optar por leites sem lactose, e ainda, por uma alimentação rica em cálcio mas livre de produtos que contenham este hidrato de carbono.

Compartilhar ;)

Como Alimentar o Bebé com Intolerância à Lactose