Como ajudar o bebé a gatinhar

Um dos primeiros marcos no desenvolvimento motor de um bebé é quando começa a gatinhar. Para o conseguir, o bebé teve já de desenvolver alguma coordenação motora, bem como, os seus músculos.

Além disso, o gatinhar é um dos passos necessários para o bebé aprender a andar.

Se o seu filho está a chegar àquela altura onde procura já começar a gatinhar, então neste artigo vamos explicar como pode ajudar o bebê a gatinhar.

Como ajudar o bebé a gatinhar

Tal como qualquer movimento novo que o bebé aprende, há algumas bases que ele tem de ter para o conseguir. Assim, para que o bebé consiga gatinhar ele tem de desenvolver o equilíbrio e a força muscular.

Os músculos mais importantes nesta fase são os do pescoço e costas do bebé.

Conheça de seguida uma atividade que pode fazer com o seu bebé para o ajudar a gatinhar.

Passo 1
Deite-se de costas no chão, com a barriga para cima. De seguida, deite o bebé na sua barriga, virado para si. Levante-o segurando-o no tronco, aproximando-o do seu rosto. Faça este movimento enquanto canta ou fala com o bebé.

Passo 2
O movimento de levantar e baixar o bebé na posição anterior irá provocar a contração de vários músculos do corpo do bebé, músculos esses importantes para o bebé conseguir gatinhar.

Passo 3
Esta atividade pode ser feita a partir dos 3 meses, e como tal, deve ter sempre cuidado para não cansar em demasia o bebé. Faça desta atividade uma brincadeira frequente, que o bebé vai adorar, e que ao mesmo tempo, irá desenvolver músculos importantes para começar a gatinhar.

bebe-engatinhar

Como ensinar o bebé a gatinhar

Na hora de o seu filho começar a tentar gatinhar, você pode ajudá-lo, ensinando-o. Assim, deve deitar o bebé numa superfície plana com a barriga para baixo, e mais à frente, um pouco fora do alcance, colocar algo apelativo para o bebé.

Inicialmente deve facilitar, para que ele agarre e você o elogie bastante pelo facto.

Depois, deve estimulá-lo a alcançar o objeto, para que ele comece a fazer o movimento de gatinhar.

Compartilhar ;)

Como ajudar o bebé a gatinhar