Como Acalmar o Choro do Bebé

O choro é a forma do bebé comunicar com o Mundo nos primeiros tempos de vida. É através do choro que o bebé transmite as suas necessidades, seja fome, calor, frio ou apenas a necessidade de conforto e mimo.

Para os pais nem sempre é fácil lidar com o choro dos bebés, desejam o conforto total dos filhos e nem sempre é possível acertar à primeira o motivo do choro. É um processo de aprendizagem e com o tempo aprende a comunicar as suas necessidades através de outras formas.

Principais razões porque choram os bebés

A fome é o principal motivo de fome do bebé nos primeiros tempos, como o sistema digestivo ainda é imaturo é natural que querem comer várias vezes. O choro associado a outros sinais como colocar a mão na boca ou ficar irrequieto pode ser final de fome, nestes casos ofereça sempre leite em primeiro lugar.

Mesmo um bebé não gosta de estar molhado e sujo, o choro pode ser sinal que precisa mudar a fralda.

Outro motivo de choro nos bebés é o sono e quanto mais lutam contra ele mais irritados e chorosos ficam, tenha muita paciência e aproveite para mimar muito.

Depois de comer é importante pôr o bebé a arrotar, no entanto, nem todos precisam de fazer, mas alguns necessitam de o fazer até mais do que uma vez, em caso de choro experimente pôr a bebé em posição para arrotar.

Frio ou calor, muitas vezes, com medo que o bebé sinta frio vestimos imensas peças de roupa, o choro pode ser sinal de desconforto, experimente tirar uma peça de roupa ou então colocar outra para ver se o choro acalma.

Como acalmar o choro do bebe

Não existem soluções milagrosas para acalmar o choro do bebé porque este pode ter diversas origens, o primeiro passo é saber a razão do choro pode ser fome, frio, calor, fralda suja, se o choro persistir convém verificar se o bebé apresenta febre, mas se tem o estomago cheio, a fralda limpa, o choro pode ser sinal que precisa de conforto, de miminho.

Cante para o seu bebe, os bebés costumam adorar canções de embalar, a música pode ser muito calmante para o seu filho, embale-o suavemente nos seus braços ou numa cadeira de baloiço enquanto canta para ele.

Uma solução que resulta muito bem nos bebés é embrulhar o bebé numa mantinha ou cobertor, deve colocar a manta de forma a manter os braços junto ao corpo, simulando um pouco a posição do bebé na barriga da mãe. Para eles o movimento livre das mãos e pernas pode ser confuso.

As cólicas também são uma das razões de choro nos primeiros meses do bebé, aproveite para fazer algumas massagens na barriga do bebé para aliviar um pouco. As massagens na barriga, pernas e bracinhos do bebé são uma forma de acalmar e relaxar o bebé.

Compartilhar ;)

Como Acalmar o Choro do Bebé