Como Acabar com as Cãibras nas Pernas

Durante a gravidez as mulheres passam por muitas mudanças que podem causar grandes problemas como as cãibras, muito comuns nessa época.

De acordo com especialistas as grávidas sofrem muito com cãibras nas pernas, principalmente na panturrilha.

Cãibras nas pernas das grávidas

As cãibras comuns nas pernas das grávidas podem ocorrer por causa do peso extra que estão carregando. Essa dor intensa também pode ser causada pelas mudanças que ocorrem na circulação sanguínea das gestantes. Outra especulação é que as cãibras sejam provocadas por mudanças na concentração de sais no organismo.

As cãibras começam a aparecer a partir da metade da gestação, e tem como uma das características acordar a grávida durante a noite com um grande susto.

Em torno de um terço de todas as grávidas sofre com as cãibras nas pernas nos últimos três meses da gestação. Apesar de a dor ser muito forte, ela dura no máximo dez minutos e não provoca prejuízos nem para a grávida e nem para o bebê.

Como acabar com as cãibras nas pernas na gravidez ?

Infelizmente, as cãibras nas pernas das grávidas não podem desaparecer, mas é possível aliviar a dor. Quando a cãibra aparecer, faça alongamentos, primeiro estique bem a perna e tente tocar os dedos do seu pé não precisa conseguir, o importante é que estique bem a perna.

Outra dica para diminuir as dores nas pernas é ficar de pé no chão com o calcanhar, procure caminhar um pouco. Para diminuir a cãibra das pernas as grávidas também devem massagear o local onde a dor está concentrada. A grávida também pode tomar um banho quente para aliviar a dor ou colocar uma bolsa de água quente na região afetada.

Quando a cãibra passa, o local fica um pouco dolorido por até um dia inteiro. Se estiver incomodando, peça ao seu médico que lhe receite um remédio para dor.

Como evitar que as cãibras aconteçam

Antes de dormir, a grávida deve alongar a perna várias vezes, isso poderá impedir completamente que as cãibras surjam.

Tome um banho quente antes de dormir e se quiser use meias.

Sempre que estiver sentada, faça movimentos no tornozelo e nos dedos do pé.

Consuma alimentos ricos em vitamina C, magnésio e cálcio. Procure comer uma banana por dia, que pode evitar que as cãibras ocorram.

Não abra mão dos suplementos de vitaminas que podem ajudar muito a evitar esse problema.

Portanto se está grávida e sofre com cãibras nas pernas, saiba que ela não pode ser destruída por completo, mas a dor pode ser amenizada e evitada.