Com quantas semanas dá para saber o sexo do bebé

Quando uma mulher fica grávida, uma das suas maiores curiosidades é saber qual o sexo do bebé. Além de querer saber se é menino ou menina, para começar a pensar no seu nome, saber o sexo do bebé é também muito útil.

Sabendo-se se é menino ou menina, poderá começar a preparar o quartinho, as suas roupinhas, e outros objetos. Neste artigo poderá aprender com quantas semanas dá para saber o sexo do bebé.

Quando se pode saber o sexo do bebé?

saber-o-sexo-do-bebe

Apesar do sexo do bebé ficar logo definido durante a fecundação, não dá para descobrir logo que engravida, já que os órgãos sexuais do feto vão desenvolvendo-se com o tempo.

Apenas ao fim de alguns meses é que é possível saber-se qual o sexo do bebé. Dependendo do método utilizado, você pode saber o sexo do bebé ao fim de 2 meses, ou ao fim de 4 meses.

Se quiser saber logo cedinho qual o sexo do bebé, existem exames que lhe permitem descobrir ao fim de 8 a 10 semanas.

Contudo, estes são exames caros, que não são comparticipados com ajudas do estado. Neste grupo incluem-se exames específicos de urina de farmácia e um exame de sangue de sexagem fetal.

Também às 10 semanas é possível saber-se o sexo do bebé, usando-se um exame genético, de caracter invasivo.

No entanto, este exame acarreta alguns riscos para o bebé, apenas sendo usado em determinados casos, como forma de diagnóstico de algum problema.

O método mais habitual é através do ultrassom. A partir das 13 semanas os órgãos genitais já estão formados, e dependendo da qualidade da máquina, da habilidade do profissional, e da posição do bebé, já é possível verificar-se se é rapaz ou rapariga.

Contudo, muitas das vezes ainda é demasiado cedo, e o risco de erro ainda é grande.

A partir das 16 semanas a possibilidade de erro é muito menor, e é mais fácil observar o sexo do bebé.

Contudo, mesmo assim pode não ser possível, se o bebé decidir não se virar para uma posição que permita ver o seu sexo.