Cólicas na gravidez

Muitas grávidas sofrem com as cólicas, estas variam de intensidade de mulher para mulher e se há algumas grávidas que sentem cólicas durante toda a gravidez outras sentem deste problema quase toda a gravidez.

As cólicas são bastante comuns, acontecem porque o peso da barriga pressiona os músculos, ligamentos, veias e outros tecidos causando mau estar, na maioria doa casos as cólicas melhoram bastante se mudar de posição, mas se estas forem acompanhadas por outros sintomas, como febre, sangramentos, vómitos e dor pode ser sintoma de outro problema e deve procurar rapidamente o seu médico.

Dicas para acabar com as cólicas na gravidez

Se sentir cólicas sente-se ou deite-se com os pés ligeiramente levantados, coloque uma almofada se necessário.

Coloque uma bolsa de água quente nas costas, a água quente pode aliviar um pouco as cólicas.

Tenha cuidado com a sua alimentação, alguns alimentos provocam gases e podem agravar as cólicas, evite alimentos como brócolos, feijão e se for intolerante à lactose o leite, deve ainda evitar bebidas com gás.

As cólicas podem acontecer desde o início da gravidez, mas com o aumento de peso e crescimento da barriga podem tornar-se mais incómoda mais para o final da gestação, a preparação do corpo para o momento do parto pode provocar dores semelhantes às cólicas.

pregnant woman

Causas para as cólicas na gravidez

As cólicas são comuns na maioria das grávidas, se estas persistirem após algum tempo de descanso, ou se forem acompanhadas de outros sintomas como sangramento, diarreia, febre, calafrios deve consultar, de imediato, o seu médico. As cólicas podem ser sintoma de outros problemas como:

  • Intoxicação alimentar
  • Apendicite
  • Virose
  • Pedras nos rins
  • Infecções urinárias
  • Cálculos biliares

Dicas para evitar cólicas na gravidez

Faça uma alimentação equilibrada e saudável.

Beba muita água, a água é muito importante, deve beber pelo menos 1,5l de água por dia.

Faça pequenas refeições ao longo do dia para não sobrecarregar o seu sistema digestivo.