Chás Que a Grávida Não Pode Tomar

A gravidez é uma fase da vida de uma mulher onde não pode apenas preocupar-se consigo mesma, mas também com o bebé que está crescer dentro de si. Tudo o que a mãe ingere deixa apenas de refletir na sua saúde, mas também na saúde do organismo imaturo da futura criança.

Dessa forma, é essencial que a mãe verifique aquilo que pode ou não pode consumir, de modo a preservar ao máximo a saúde do seu bebé.

O chá é uma das bebidas mais populares em todo o mundo. Feito a partir de folhas, ervas, raízes ou ramos, os chás não são apenas bebidas deliciosas, mas também, cheias de propriedades medicinais.

Contudo, algumas substâncias presentes nalguns chás não são benéficas para o organismo da criança. Neste artigo poderá conhecer melhor quais os chás que a grávida não pode tomar.

Chás que a gestante não pode tomar

Existe uma enorme variedade de chás, e naturalmente, a maior parte pode ser consumido durante a gravidez.

Aliás, alguns deles são bastante úteis nesta fase da vida da mulher, especialmente devido às suas propriedades calmantes, entre outras.

Entre os vários chás benéficos durante a gestação destacam-se o chá de erva-doce, capim-limão, camomila ou de colónia. Contudo, outros chás, devido à presença de substâncias prejudiciais para o bebé, não podem ser tomados durante a gestação. Confira de seguida que chás que a grávida não pode tomar.

Existem alguns chás que têm um efeito comprovadamente abortivo, e como tal, de ingestão proibida durante a gravidez. Estes incluem os chás de buchinha do norte, cipó-mil-homens, losna, espirradeira, arruda e de confrei. Já o chá de boldo, é proibido apenas no primeiro trimestre da gravidez.

Existem ainda outros chás, que não tendo um efeito tão grave, são no entanto contraindicados para a gestação. Estes incluem o chá de hortelã e de canela, e ainda, chás com muita cafeína, como os chás verde, preto e branco, banchá e erva-mate.

Seguindo estas indicações e contraindicações, a gestante pode continuar a usufruir do relaxamento e do sabor do seu chá. Caso tenha algumas dúvidas sobre quais chás que a grávida não pode tomar, consulte o seu médico obstetra.