Calcular o período fértil

O período é fértil é o período em que existe uma maior probabilidade de a mulher engravidar se tiver relações sexuais, o período fértil varia de mulher para mulher de deve ser calculado de acordo com os dias do ciclo menstrual da mulher.

O período fértil feminino ocorre por volta do 14º dia, contando a partir do primeiro dia de menstruação.

Como calcular o período fértil

Como calcular o período fértil

Para ter calcular o seu período fértil com toda a exactidão deve ter em conta o período do seu ciclo menstrual, a média são 28 dias, nestes casos acontece o pico de ovulação no 14º dia, e consideram-se que os dias mais férteis estão, entre o 11º e o 17º dia do ciclo, a contar a partir do primeiro dia da menstruação.

Como o ciclo menstrual não é uma ciência exata, os ciclos podem ter mais ou menos dias, para facilitar as contas deve contar os intervalos entre os ciclos menstruais, pelo menos 6 para estabelecer um padrão. Depois subtraia 18 dias, ao ciclo mais curto, e 11 dias, do ciclo mais longo.

Por exemplo:

O seu ciclo mais curto foi de 28 dias e o ciclo mais longo de 30 dias, então, 28 – 18 = 10 e, 30 – 11 = 19.

Neste caso os seus dias mais férteis estão entre o 10º e o 19º do ciclo.

Para calcular o pico da fertilidade deve ter em consideração que a ovulação ocorre entre 3 dias antes e 3 dias depois do meio do seu período fértil.

A ovulação acontece quando o óvulo amadurece dentro do ovário, quando está maduro é encaminhado para as trompas onde aguarda o encontro com os espermatozóides é durante este período que a mulher está fértil aumentando a possibilidade de ficar grávida. Durante este período o muco é mais espesso parecido à de clara de ovo.