Como pôr o bebê a dormir

Nos primeiros meses de vida, colocar um bebé a dormir nem sempre é fácil. E não há nada mais difícil para uma mãe e para um pai que ver o seu bebé a chorar e não conseguir acalmá-lo. Se já tem um filho, sabe certamente o que é acordar à noite com o bebé a chorar e não conseguir adormecê-lo.

Além de a criança não estar obviamente bem, também não é fácil para os pais, cheios de sono, ouvir o choro ininterrupto da criança. Neste artigo vamos explicar algumas coisas que poderá fazer para pôr o bebé a dormir, seja na hora de ir para a cama, seja quando acorda a meio da noite e ele não consegue parar de chorar.

Antes de mais, é importante perceber qual a causa do choro. Existem várias possíveis, que vão desde a fome, um pesadelo, ou cólicas. Existem outras, mas estas são as principais. Se a razão de chorar e acordar a meio da noite é fome, então a solução é óbvia: é preciso dar-lhe de comer.

No entanto, nem sempre a mãe pode logo dar-lhe de comer, ou por vezes, não está em casa. Então o que fazer nestas situações? Quando o bebé é ainda muito novo, pode dar-lhe água com um biberão, que irá acalmar um pouco a fome. Claro que não é o suficiente, mas permite acalmar o bebé até a mãe poder dar-lhe de mamar. E com a barriguinha cheia, depressa adormecerá.

bebe-dormir

Para adormecer um bebé na hora de ir para a cama, ou se acordar durante a noite com um pesadelo, então para o colocar a dormir vai ter primeiro que o acalmar. Para isso, nada melhor que cantar uma melodia calma, ou então, contar-lhe uma história com uma voz tranquila e serena, enquanto o baloiça. Se estiver a chorar, pode ainda demorar um pouco, mas se você se mantiver calmo e tranquilo, o bebé também irá ficar.

Por fim, se as razões são cólicas, então é normal o bebé chorar muito e ter dificuldade em dormir. Existem remédios na farmácia para isto, mas muitas vezes não fazem efeito logo. Assim, uma forma boa de aliviar um pouco as cólicas e permitir que o bebé adormeça é através de movimentos na barriga, no sentido dos ponteiros do relógio, para ajudar os gases a libertarem-se.

Pode também esticar e encolher as pernas do bebé várias vezes, enquanto pressiona a barriga, para ajudar as cólicas a passar. Depois de aliviado, o bebé irá adormecer rapidamente.

Compartilhar ;)

Como pôr o bebê a dormir