Barriga Alta e Barriga Baixa. O Que Significa?

A gravidez é uma altura bastante especial na vida de uma mulher. Contudo, esta fase é também marcada por muitas dúvidas e receios, especialmente normais nas grávidas de primeira viagem.

Uma das dúvidas mais comuns é sobre o que significa a barriga alta e barriga baixa.

Muitas gestantes ouvem falar muito sobre isto de outras mulheres, mas nem sempre as suas dúvidas ficam clarificadas. Se é esse o seu caso, então de seguida poderá conhecer o que significa barriga alta e barriga baixa.

O que significa a barriga alta ou baixa?

A altura da barriga durante a gravidez está relacionado com a posição do bebé dentro do útero. Assim, através da altura da barriga, é possível perceber se o momento do parto está próximo ou não.

Durante a maior parte da gestação, a barriga está alta.

No entanto, quando se aproxima o momento do parto, o bebé coloca-se na posição cefálica, encaixando a sua cabeça na bacia, perto do colo do útero.

Esta mudança de posição caracteriza-se pelo descaimento da barriga, e daí, o nome de barriga baixa.

Normalmente, se a barriga ainda estiver alta, isso significa que o momento do parto ainda está longe.

Contudo, quando a barriga fica baixa, isso é sinónimo de que a altura do nascimento está próxima, e pode ocorrer a qualquer altura.

Nas mulheres que já foram antes grávidas, a barriga fica baixa com mais tempo de antecedência do parto.

Pelo contrário, nas gestantes de primeira viagem, ou seja, as mulheres que estão grávidas pela primeira vez, a barriga baixa mais perto do momento do parto, mantendo-se elevada durante mais tempo.

Nas mães de primeira viagem a barriga pode manter-se elevada até 4 semanas antes do parto.

Como ver se a barriga está baixa

Quando o bebé se coloca na posição cefálica, encaixado na região pélvica, é simples perceber se houve o descaimento da barriga.

Quando a barriga baixa, cria-se um espaço logo abaixo dos seios, tornando-se mais fácil fazer a digestão e a respiração.

Outra forma de notar a mudança de posição do bebé é colocar as mãos logo acima da púbis, sentindo a cabeça do bebé.