Banho de Balde para Bebé

O banho do bebé é uma das atividades mais importantes nos primeiros meses, tanto pela necessidade de higienizar a criança, como pelo relaxamento que lhe proporciona. Uma das técnicas que começa a ser cada vez mais procurada é o banho de balde para bebé.

Esta opção é uma excelente solução pois, além de ser uma forma muito segura de o lavar, confere ainda uma sensação muito idêntica ao do útero materno, o que ajuda-o a acalmar. Conheça os seus benefícios, como fazer e onde comprar.

Benefícios do banho de balde para bebé

Os benefícios em dar banho ao bebé com ajuda do balde são vários. Estes incluem:

– ajuda a diminuir as cólicas;
– ativa o fluxo sanguíneo do bebé;
– estimula o desenvolvimento da função cerebral;
– promove a eliminação das toxinas do corpo do bebé;
– reduz a agitação do bebé, acalmando-o.

Como vê, os benefícios são muitos e importantes. Confira de seguida como fazer para dar banho de balde ao bebé.

Banho de balde para bebé passo a passo

Passo 1 – Encha o balde até à altura indicada com água quente, com a temperatura de 37ºC. Verifique sempre a temperatura antes de colocar o bebé dentro do balde.

Passo 2 – De seguida deve-se sentar o bebé dentro do balde, com os braços e as pernas dobradas e encolhidas. A água deve ficar ao nível dos ombros. Se o bebé ainda for recém-nascido e não se conseguir ficar sentado, irá precisar da ajuda de outra pessoa.

Passo 3 – Segure o pescoço com a mão e dê então o banho ao bebé.

É importante colocar o bebé dentro do balde limpo de quaisquer necessidades, como xixi ou cocó.

Onde comprar o balde de banho para bebé

O balde, também denominado de Tummy Tub ou banheira shantala, pode ser adquirido em lojas para bebés, em supermercados, e ainda, em sítios online.

Na hora de escolher, deve preferir os modelos transparentes, de modo a conseguir ver sempre o bebé. O preço é variável, mas os valores são muito idênticos aos de uma banheira para bebés normal.