As 7 Melhores Técnicas para Aliviar a Cólica do Bebê

As cólicas são um verdadeiro pesadelos para os pais, quase todos os bebés sofrem deste problemas e as mães sentem-se impotentes para aliviar o sofrimento e o mal estar dos bebés. As cólicas caracterizam-se por dores de barriga, intensas e frequentes.

As cólicas acorrem em bebés amamentados com leite materno e em bebés alimentados com leite de fórmula, ocorrem entre a segunda semana de vida e podem prolongar-se até aos 3/ 4 meses, alguns bebés sofrem deste problema por mais tempo.

A principal causa para o aparecimento das cólicas é o sistema digestivo imaturo.

Sinais que o bebé tem cólicas

Choro por longos periodos que não acalamam apesar de todos os esforços.

Agitação. Estes dois sinais costumam acontecer mais ou menos na mesma altura do dia.

A agitação e o choro acalamam depois do bebé fazer coco ou largar uns gases.

Outro sinal de cólicas pode ser o inchaço abdominal ou estômago duro e distendido.

Tecnicas para aliviar as cólicas do bebé

Arrotar

O bebé deve arrotar após cada refeição, o arroto liberta o evcesso de ar que o bebé engoliu a mamar, o bebé arrota os gases causadores das cólicas.

Movimento

Na fase das cólicas o bebé ainda não se movimenta o que dificulta um pouco a digestão, faça alguma ginástica com o bebé, flexione as perninhas contra o peito e faça movimentos como se ele estivesse pedalando.

Quente

O frio aumenta a intensidade das cólicas , o calor ajuda o corpoa  relaxar e alivia a tensão no tubo digestivo. Para aliviar as dores pode colocar uma bolsa quente na barriga do bebé, o ideal é colocar aquelas bolsas de sementes ou pedras para não correr o risco com as bolsas de água quente. Em qualquer caso embrulhe sempre numa tolaha e aplique em cima da roupa.

Massagem

Aqueça bem as mãos, aplique óleo de amêndoas doces ou um creme hidratante e faça massagens no abdomen do bebé com movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relógio. A massagem vai ajudar a libertar os gases acumulados e ajudar o instestino a funcionar melhor.

Banho relaxante

Prepare um banho relaxante para o bebé, coloque uma música suave e deixe o bebé relaxar na água.

Medicação

Em último caso, e sempre mediante recomendação médica recorra a medicamentos que aliviam na hora das crises. Infelizmente, não existe nenhuma solução milagrosa para as cólicas do bebé.

Compartilhar ;)

As 7 Melhores Técnicas para Aliviar a Cólica do Bebê