Alimentos Que as Mães Comem e que Causam Cólicas no Bebé

Quando surgem, as cólicas são causa de grande desespero, tanto para bebé, como para os próprios pais. Causadores de desconforto, dor e choro, as cólicas são um dos problemas mais recorrentes nos primeiros meses do bebé.

As cólicas são essencialmente dores causadas por problemas como indigestão, formação de fases ou prisão de ventre no bebé. Existem vários fatores que estão na origem das cólicas, sendo um deles os alimentos ingeridos pela mãe, durante a amamentação, e pelo bebé, numa fase posterior.

Neste artigo poderá saber um pouco mais sobre os alimentos para mães que causam cólicas no bebé.

Alimentos que causam cólicas no bebé

Apesar de a influência da alimentação da mãe no aparecimento de cólicas no bebé lactante poder variar um pouco de organismo para organismo, há contudo um conjunto de alimentos que podem provocar o aparecimento de cólicas nos bebés lactantes.

Como o leite materno é influenciado por aquilo que a mãe come, é importante conhecer os alimentos para mães que causam cólicas no bebé.

Leguminosas
Leguminosas como a soja, a ervilha, a lentilha ou o feijão, por exemplo, contêm hidratos de carbono que não são devidamente digeridos, fermentando e causando gases. Nalguns casos, os efeitos dessa fermentação pode passar para o leite materno, causando cólicas no bebé.

Leite de vaca
O leite de vaca não é adequado para recém-nascidos, devido à presença de um tipo de proteína diferente do leite da mãe, e que causa grandes dificuldades de digestão. Contudo, mesmo não ingerindo diretamente, ele acabará por receber essas proteínas indiretamente através do leite materno.

Chocolate
O consumo excessivo de chocolate está associado ao aparecimento de cólicas no bebé. Apesar de não existirem estudos exaustivos, a verdade é que essa relação é visível, e de acordo com especialistas, está sobretudo relacionado com a proteína do leite presente no chocolate.

Hortícolas
Vegetais como a couve, o repolho, os brócolos ou as couve-de-bruxelass, devido à presença de enxofre, podem também nalgumas situações causar cólicas no bebé. Contudo, este facto não deve ser motivo para não consumir estes alimentos, já que têm nutrientes importantes para a mãe e para o bebé.

Compartilhar ;)

Alimentos Que as Mães Comem e que Causam Cólicas no Bebé