6 Alimentos Nutritivos para Amamentar

A alimentação da mãe após o parto é de grande importância, não apenas para ajudar na sua recuperação, mas também, para que o leite materno seja o mais completo e nutritivo para o bebé.

O desgaste provocado pela gestação e pelas alterações hormonais habituais nesta fase da vida da mulher provocam ainda muitas vezes depressões pós-parto, e uma alimentação adequada irá ajudar o corpo a lidar com esses problemas.

Neste artigo poderá saber mais sobre os segredos para uma alimentação adequada à produção de leite, e ainda, uma lista de 6 alimentos nutritivos para amamentar, que deve incluir na sua dieta diária.

Como se alimentar para amamentar

O segredo para ter uma quantidade e qualidade de leite materno adequada para a alimentação do bebé é uma dieta equilibrada e balanceada, muita água, e ainda, descanso.

A combinação destes três fatores leva a uma produção de leite adequada, ajudando ao mesmo tempo na recuperação da mulher.

No que diz respeito a alimentos apropriados para esta fase da vida da mulher, é importante reforçar a ingestão de alimentos energéticos e nutritivos, que consigam fornecer tudo o que o bebé necessita nos primeiros meses. Confira de seguida uma lista de 6 alimentos nutritivos para amamentar.

6 alimentos nutritivos para amamentar

Os seis alimentos nutritivos para a amamentação que indicamos de seguida são especialmente ricos em proteínas, para ajudar no desenvolvimento e crescimento do bebé, calorias, para dar a energia necessária à mãe e ao filho, e por fim, água, importante para existir um volume adequado leite materno.

Confira 6 alimentos nutritivos para amamentar

  • bananas (frutos energéticos e ricos em potássio, o que ajuda a reduzir a retenção de líquidos e o inchaço);
  • cereais (alimentos energéticos e que contêm ainda ferro e vitaminas do complexo B);
  • damascos e figos secos (ricos em calorias e em ferro);
  • laranja, tangerina, morango, etc. (frutos ricos em água e vitamina C, ótimos para ajudar o corpo a prevenir e combater infeções);
  • lacticínios (ricos em proteínas, cálcio e outros minerais e vitaminas essenciais, são um alimento muito útil nesta fase);
  • sementes de girassol (rico em gorduras saudáveis, é também uma fonte importante de zinco, mineral importante para ajudar na cicatrização dos pontos).

Compartilhar ;)

6 Alimentos Nutritivos para Amamentar