5 Motivos Para Fazer Exercícios na Gravidez

Gravidez não é doença. Como tal, esta é uma fase da vida da mulher em que pode fazer a sua vida normal, mas claro, com algumas adaptações. A atividade física deve assim continuar a fazer parte do dia-a-dia da gestante, até porque traz consigo inúmeros benefícios para a gravidez e para a saúde de mãe e bebé.

No entanto, como se facilmente se percebe, a atividade física deve ser adequada para gestantes. Conheça de seguida 5 motivos para fazer exercícios da gravidez.

5 razões para fazer exercícios durante a gravidez

Fazer atividade física diariamente traz muitos benefícios para a mulher, esteja grávida ou não. Como tal, ao engravidar, a gestante deve continuar a realizar exercícios físicos, agora mais adequados à sua nova situação.

Pelo menos três vezes por semana, em sessões de 30 ou mais minutos, a grávida deve realizar exercícios físicos adequados, mantendo-se em forma, preparando os seus músculos para o parto e oxigenando melhor o bebé.

No entanto, estes não são os únicos motivos para fazer exercícios na gravidez. Confira de seguida 5 motivos para fazer exercícios na gravidez.

– o exercício físico ajuda o sangue a circular mais facilmente e a evitar a retenção de líquidos, diminuindo assim o inchaço nos pés e pernas;
– fazer exercício físico durante a gravidez promove a diminuição do risco de desenvolvimento da diabetes gestacional;
– a realização de atividade física moderada e adequada durante a gravidez ajuda a prevenir e a aliviar as dores nas costas;
– a gravidez é uma fase da vida da mulher onde a alimentação deve ser mais cuidada e onde o aumento de peso deve ser controlado, sendo por isso o exercício físico essencial para reduzir as hipóteses de engordar em demasia;
– a atividade física adequada e regular ajuda a reduzir o risco de surgimento de hipertensão na gravidez, responsável pelo desenvolvimento da pré-eclâmpsia.

Mas os motivos para fazer exercício na gravidez não se ficam por aqui.

A atividade física durante a gestação traz benefícios como maior resistência e força muscular, flexibilidade, um sono de melhor qualidade durante a noite, melhor humor e mais energia durante o dia.

Como vê, fazer exercício durante a gravidez apenas traz vantagens, devendo apenas ter o cuidado de consultar o seu médico de modo a conhecer quais os exercícios que pode e não pode fazer.

Existem mesmo aulas de ginástica para grávidas, onde será orientada por um profissional experienciado.