5 dicas para manter o peso na gravidez

A ideia de que uma grávida deve comer por dois está completamente fora de moda, felizmente, hoje em dia as futuras mamãs têm consciência que a sua alimentação deve ser saudável e equilibrada.

Durante a gravidez é muito fácil ganhar peso, mas, durante toda a gestação, o aumento de peso deve ser entre 9 a 12 quilos. Um aumento excessivo de peso pode trazer complicações tanto para a mãe como para o bebé.

Dicas para manter o peso na Gravidez

A alimentação da gestante deve ser equilibrada e variedade, salvo algumas exceções e seguindo sempre as indicações do médico, uma grávida pode comer um pouco de tudo desde que bem lavado e bem cozinhado.

#1 – Comer de 3 em 3 horas

Comer de 3 em 3 horas evita que existam picos de fome que muitas vezes levam a que o organismo peça alimentos doces ou salgados. Tente fazer pequenos lanches entre as refeições principais.

#2 – Beber bastantes líquidos

A água é muito importante para manter o corpo hidratado, uma grávida deve beber cerca de 3 litros de água por dia, e em dias de muito calor ainda mais. Os sucos de fruta naturais são uma opção, mas sempre com moderação.

#3 – Legumes

Os legumes são uma forma saudável e pouco calórica de alimentação. Comece as suas refeições com um prato de sopa ou então com um bom prato de salada. Sem esquecer de lavar sempre muito bem os alimentos crus. Evite comer saladas fora de casa para evitar o risco e toxoplasmose.

#4- Lanches saudáveis

A Lancheira é a sua melhor amiga para aqueles momentos em que a fome aperta e está fora de casa. Para evitar comer bolos ou salgados leve sempre consigo lanches saudáveis como iogurtes, frutos secos, tostas integrais, bolachas sem recheio.

#5 – Opções certas

Ter uma alimentação saudável não é sinónimo de comer mal, pouco ou comida sem sabor, mas optar por alimentos que saciam, são saborosos e bastante versáteis. Opte por carnes brancas, alimentos integrais, aposte nos legumes e nos alimentos frescos. Evite refrigerantes, alimentos salgados, enlatados e bebidas alcoólicas.

Compartilhar ;)

5 dicas para manter o peso na gravidez