5 Dicas para Ensinar o Bebé a Dormir Sozinho

Uma das maiores dificuldades da maternidade é “ ensinar” o bebé a adormecer sozinho e a dormir a noite toda. Infelizmente não existe um truque, uma dica ou uma solução milagrosa.

Dormir na cama dos pais, adormecer no colo, dormir agarrado à mama são algumas das queixas mais comuns de algumas mães, não existe uma solução milagrosa, no entanto, pode criar hábitos que ajudam o bebé a adormecer sozinho.

O sono é fundamental, tanto para o bebé e criança, como para os pais, o bebé precisa de dormir de forma descansada para ficar bem disposto e para crescer com saúde e os pais, especialmente, a mãe precisam de dormir uma noite descansada para repor energias e ter disposição e paciência para o dia a dia.

Dicas para Ensinar o bebé a dormir sozinho

Criar uma rotina diária de sono, um dos principais erros na hora do sono é não haver uma rotina para que o bebé identifique como o momento para dormir. Comer, brincar, lavar os dentes, ouvir uma história e dormir. Crie a rotina de acordo com as necessidades da sua família.

Outro erro bastante comum é pensar que a criança cansada dorme mais rapidamente e melhor, no entanto, na maioria das vezes isso não acontece. A criança precisa de estar relaxado nos momentos que antecedem à hora de dormir. Antes de ir para a cama promova actividades calmas e relaxantes.

Criar um ambiente de sono, ou seja, o excesso de estímulos no quarto pode interferir na hora do sono, é importante evitar que a cama ou berço tenha brinquedos de fácil acesso ao bebé, a luz deve ser suave e deve evitar ter a televisão ligada.

Preparar a cama, para além de ter atenção aos estímulos externos a cama deve ser preparada para proporcionar conforto ao bebé, a roupa de cama deve ser adequada à temperatura do quarto, o calor ou o frio podem impedir uma boa noite de sono.

Paciência, as crianças não são todas iguais, umas levam mais tempo a adormecer sozinhas, outras mais tempo, o importante é não desistir uns dias vão correr melhor outros piores, mas se desistir a meio quando voltar a tentar vai ter de começar do zero.

Compartilhar ;)

5 Dicas para Ensinar o Bebé a Dormir Sozinho