5 Dicas para Aliviar Dores de Costas na Gravidez

Infelizmente, dor nas costas é um problema que afeta mais de metade das grávidas. É um inconvenientes do aumento do peso que altera o centro de gravidade para além de ocorrer um relaxamento dos músculos que pode provocar as dores.

Existem vários tipos de dores, dependendo da sua localização e intensidade, a maioria delas não requer tratamento, mas em caso de dúvidas consulte sempre o seu médico. Apesar de não haver nenhuma solução milagrosa para as dores de costas, pode adotar alguns comportamentos e atitudes que podem aliviar um pouco.

Dicas para aliviar Dores nas Costas

Boa postura

A postura é muito importante para aliviar as dores nas costas, deve tentar corrigir sempre a forma como anda, senta e se baixa. Na gravidez com o aumento do tamanho da barriga o seu centro de gravidade sofre alterações e tem de adaptar os seus movimentos a esta alteração. Levante-se sem forçar a coluna. Sente-se com algum apoio no fundo das costas como uma almofada e tente manter os pés levantados.

Roupa Adequada

Parece um pouco estranho a roupa estar relacionada com as dores nas costas,, mas a verdade é que roupa muito apertada impede a circulação do sangue. Deve ter especial cuidado com o sutiã, este deve ter tamanho correto. O aumento do peito que ocorre na gravidez aumenta a pressão sobre as costas, por isso, é importante optar por modelos que sustentem este peso.

Posição de dormir

Uma boa noite de descanso é fundamental para manter energia para o seu dia-a-dia, mas não importa apenas as horas que dorme mas também a qualidade das horas que dorme, tente dormir numa posição confortável com uma almofada que apoie a zona do pescoço, deve manter-se de lado para dormir e os joelhos dobrados.

Exercício físico

A maioria das grávidas pode e deve fazer exercício físico durante a gravidez, manter o corpo em movimento melhora o relaxamento do corpo, ajuda a manter o peso controlado e ajuda na hora do parto. Informe-se com o seu médico sobre os exercícios adequados para si.

Sapatos adequados

Os sapatos que usa influenciam em muito as possíveis dores de gravidez, deve optar modelos de sapatos de salto baixo com cerca de 3 cm de altura, que não exerçam pressão sobre os músculos das pernas e das vértebras.

Para aliviar as dores pode recorrer a massagens, yoga, acupunctura, meditação e fazer compressas de água quente na zona dorida. Apesar de serem bastante comuns durante a gravidez, as dores persistentes que se prolongo por alguns dias devem ser analisadas pelo seu médico podem ser sintoma de problemas como cólica renal, infeção urinária ou mesmo ameaça de parto prematuro.

Compartilhar ;)

5 Dicas para Aliviar Dores de Costas na Gravidez