5 Coisas Sobre Ser Avó

Ser avó é um marco importante na vida de muitas pessoas. Antigamente, as avós tinham um papel fundamental na vida e na educação das crianças, hoje com o mercado de trabalho até mais tarde são cada vez menos as avós que têm a oportunidade de viver esta fase em pleno.

A maioria de nós tem recordações de momentos da infância passados com os nossos avós e deseja que os filhos tenham a mesma oportunidade. Os avós são fonte de sabedoria, educação e amor.

Nem sempre a relação é fácil, muitos avós pensam que a sua função é mimar os netos, especialistas defendem que o seu papel não é educar mas partilhar experiência, sabedoria e momentos para mais tarde recordar, mas para uma relação harmoniosa é importante ter algumas coisas em consideração.

5 coisas sobre ser avó

Seguir a rotina e as regras dos pais

As avós tendem a querer mimar os netos todos os momentos, mas é importante seguir as regras dos pais e as rotinas da criança, especialmente, quando ainda são bebés. É muito importante seguir os horários de alimentação e descanso dos pequenos. Não vale dar chocolates e balas às escondidas sem a devida autorização dos pais.

Estar presente

Para criar momentos e recordações felizes dos momentos com os avós, é importantes que estes brinquem e partilhem momentos e experiência. Muitas vezes o tempo que passam com os netos é muito limitado e os avós acabam por encher as crianças de presentes, em vez disso, experimente contar histórias, planear um lanchinho com bolinho da vovó, mostrar fotos e brinquedos os pais quando eram pequenos. Partilhar segredos e receitas da família é o segredo para conquistar o coração dos netos.

Nunca desautorizar os pais

Este é sem dúvida um dos pontos que mais mau estar causa na relação dos avós com os netos, nunca deve desautorizar os pais na frente dos netos.

Não diferenciar os netos

Infelizmente, acontece muitas vezes os avós tratarem de maneira diferente os netos, ou porque tomaram conta de uns, ou porque moram mais longe. Hoje em dia, é possível ter uma relação de amor e afeto mesmo estando separados, as crianças são muito intuitivas e sentem quando notam que há diferença no tratamento. Torne possível estar presente em todos os momentos importante dos seus netos.

Aproveite o momento

Somos avós numa fase da vida em que o tempo e a sabedoria nos deram a capacidade de apreciar pequenos momentos de outra maneira, temos mais paciência e disponibilidade para deixar passar alguns pormenores. Mime, brinque e ame muitos os netos, os seus beijos, abraços, gargalhadas e palavras de carinho são a melhor recompensa que pode ter.