5 Bons Motivos Para Fazer Exercícios na Gravidez

A gravidez não é doença, e como tal, não é razão para deixar de praticar exercício físico. Apesar de ter de adaptar a atividade realizada, a gestante tem vários e importantes motivos para fazer exercícios na gravidez.

Neste artigo poderá assim conhecer melhor o porquê de a grávida se exercitar durante a gestação. Confira 5 bons motivos para fazer exercícios na gravidez.

5 bons motivos para fazer exercícios na gravidez

Muitas mulheres, quando ficam grávidas, caem em dois erros principais: ter menor cuidado com a quantidade de alimentos ingeridos e deixar de praticar exercício físico.

O primeiro está relacionado com o mito que na gravidez pode comer à vontade, pois tem naturalmente de engordar.

A questão é que esta é a fase onde a mulher deve ter ainda maior cuidado com a sua alimentação, pois está a nutrir não só o seu corpo, mas tem o organismo do seu bebé. Além do facto de o aumento excessivo de peso trazer consigo vários problemas de saúde.

Já o segundo erro está associado à ideia de que a gestante tem é que descansar e não forçar o seu corpo. No entanto, continuar a realizar atividade física regular, de uma forma adequada a uma gestação, traz apenas benefícios para a grávida.

Confira de seguida 5 bons motivos para fazer exercícios na gravidez.

  • Tonificar o corpo durante a gravidez ajuda a manter a forma, a preparar-se para o momento do parto e para a sua recuperação.
  • O exercício físico durante a gravidez ajuda a reduzir o inchaço de pernas e pés.
  • Exercitar-se irá prevenir ou aliviar as dores nas costas.
  • Juntamente com uma dieta saudável e equilibrada, o exercício físico ajuda a controlar o peso durante a gestação, reduzindo ainda o risco de desenvolvimento de diabetes gestacional.
  • A atividade física regular e moderada na gravidez irá reduzir o risco de aparecimento de hipertensão durante a gestação, problema que pode levar ao desenvolvimento da pré-eclâmpsia.

O exercício físico durante a gestação deve ser realizado 3 a 4 vezes por semana, com um mínimo de 30 minutos.

Para saber quais as atividades mais adequadas para si, consulte o seu médico obstetra. Os mais usuais é a yoga, natação, ciclismo e caminhada.

Compartilhar ;)

5 Bons Motivos Para Fazer Exercícios na Gravidez