4 Dicas Caseiras para Combater a Tosse Noturna do seu Filho

O ditado diz que “ A tosse está escondida debaixo da almofada” quem é mãe sabe que este é o pior período do dia para as crianças que estão com tosse. Apesar de a tosse ser um mecanismo de defesa do organismo dificulta muito as noites bem dormidas dos mais pequenos.

A tosse noturna é uma defesa do organismo para a eliminação de elementos estranhos e secreções das vias respiratórias, é ainda mais preocupante nos bebés pequenos porque não são capazes de eliminar as secreções sozinhas e acabam por as engolir.

Causas da tosse noturna infantil

Na maioria dos casos a tosse nocturna resulta de gripes, resfriados ou alergias, no entanto, pode ter outras causas como:

  • Asma
  • Rinite
  • Refluxo Gastro-Esofágico

4 Dicas Caseiras

A tosse é saudável, no entanto, pode ajudar o seu filho a passar melhor a noite com algumas dicas bastante simples e que costumam resultar, no entanto, deve estar atenta a outros sintomas e se necessário consultar o seu médico.

Lavar o nariz

O pingo do nariz é uma das principais causas da tosse, as secreções não saem e acabam por descer para o sistema respiratório, especialmente, os brônquios. O organismo usa a tosse como forma de expulsar estas secreções, para aliviar um pouco a tosse, limpe o nariz do seu filho com soro fisiológico ao longo do dia e antes de ele se deitar.

Nebulizações

As nebulizações ou inalações de soro fisiológicos são uma das dicas mais usadas pelos pais, esta prática humedece a mucosa do sistema respiratório, que ajuda a soltar o muco. Use apenas soro ou água, nunca junte nenhuma medicação sem indicação médica.

Eleve a cabeceira da cama

A tosse piora muito à noite devido à posição do nosso corpo, para facilitar a respiração da criança eleve um pouco a cabeceira da cama, se for muito pequeno coloque uma toalha enrolada debaixo do colchão se já for maiozinha já pode colocar uma ou duas almofadas. Existe à venda no mercado umas almofadas próprias para elevar a cabeceira, mas uma almofada resolve o problema.

Cebola

Esta receita é bastante antiga, a minha mãe usava comigo, e costuma funcionar. Descasque uma cebola média e corte aos pedaços, coloque numa taça ou num prato e coloque junto da cabeceira do seu filho. A casa fica com um cheiro bastante desagradável, mas as propriedades anti inflamatórias da cebola funcionam no combate à tosse nocturna.

Em caso de persistência da tosse, ou se esta vier associada a outros sintomas como febre, lábios roxos, apatia da criança é muito importante que se dirija de imediato a um médico.

Compartilhar ;)

4 Dicas Caseiras para Combater a Tosse Noturna do seu Filho