3 Exercícios para Ajudar o Bebé a Virar de Cabeça para Baixo

Com o aproximar da data do parto, o bebé naturalmente faz o movimento de virar a cabeça para baixo. Esta posição é essencial para que o parto possa ser normal.

No entanto, por vezes o bebé não consegue assumir essa posição, e como tal, há exercícios que podem ajudar de modo a prevenir esse problema.

Confira 3 exercícios para ajudar o bebé a virar de cabeça para baixo, devendo estes ser realizados a partir das 32 semanas, informando antes o obstetra.

Exercícios para ajudar o bebé a virar de cabeça para baixo

Os exercícios que de seguida apresentamos irão estimular o alongamento dos ligamentos pélvicos, o que juntamente com a gravidade, ajudarão o bebé a ficar na posição correta.

Mas antes de explicarmos como fazer os exercícios, é importante preparar-se convenientemente. Assim, a gestante, para poder realizar estes exercícios, deve:

  • utilizar roupa confortável;
  • comer um pouco de chocolate, chupar um rebuçado ou conversar com o bebé, de modo a garantir que ele está acordado quando fizer os exercícios;
  • estar de estômago vazio, para não ficar enjoada ou com azia;
  • ter alguém consigo, de modo a assegurar que os exercícios são feitos com segurança e de uma forma correta.

Exercício 1
Coloque uma almofada no chão e assuma a posição de quatro apoios. De seguida, baixe a cabeça, levante as nádegas, de modo a ficar apenas com os braços e a cabeça apoiada no chão. Deve manter essa posição durante cerca de 10 minutos, três a quatro vezes diariamente.

Exercício 2
Coloque uma almofada no chão, próximo da cama. De seguida, coloque-se sobre os joelhos em cima da cama, na sua beira, e incline o seu corpo em direção à almofada. Deve apoiar os antebraços na almofada e a cabeça sobre eles. Faça este exercício 3 vezes por dia. Na primeira semana mantenha durante 5 minutos, e aumente a cada semana mais 5 até um máximo de 15 minutos.

Exercício 3
Deite-se no chão e coloque os pés em cima de uma cadeira ou cama. De seguida eleve o quadril o máximo que conseguir. Mantenha essa posição durante 15 a 20 minutos, três vezes ao dia. Para ser mais confortável, coloque uma almofada debaixo das costas.