10 Papinhas Nutritivas para Bebés

Nos primeiros meses de vida, o alimento mais adequado para um recém-nascido é o leite materno. Pelo menos até aos primeiros 6 meses, esta deve ser a única fonte de nutrientes da criança.

No entanto, a partir dessa altura, o bebé deve começar também a receber alimentos sólidos.

As papinhas são assim alimentos nutritivos e de fácil ingestão para o bebé. Neste artigo poderá conhecer 10 papinhas nutritivas para bebés, que poderá depois utilizar na alimentação do seu filho.

Conheça 10 papinhas nutritivas para bebés

Papinha de batata
Coza uma batata, e no final, bata no liquidificador com 2 ou 3 colheres de sopa de leite materno (ou infantil), até fazer um puré.

Papinha de cenoura
Cozinhe 200 g de cenoura, e no final, bata no liquidificador até ficar em puré. Se quiser, pode acrescentar um pouco de água, para não ficar demasiado consistente.

Papinha de arroz integral
Coloque meia chávena de água numa panela e coza um quarto de chávena de arroz integral triturado em lume baixo durante cerca de 10 minutos, mexendo sempre. De seguida leve ao liquidificador e bata tudo muito bem, até obter uma mistura cremosa. Acrescente aos poucos leite materno até ficar com a consistência desejada.

Papinha de frango com agrião
Coloque uma panela com água ao lume e acrescente uma cenoura pequena, 150 g de peito de frango, um pedacinho de abóbora, duas colheres de agrião picado, uma colher de sobremesa de azeite, 1.5 litros de água, meia colher de salsa picada e meia chávena de arroz cru. Deixe cozer, e no final passe muito bem até obter um creme homogéneo.

Papinha de ervilha
Coloque 160 g de ervilhas (congeladas ou frescas) numa panela com água e deixe cozer. Por fim, junte um quarto de uma chávena de chá de água e de leite materno (ou infantil), e bata tudo muito bem no liquidificador até obter uma mistura homogénea.

Papinha de fígado com aveia e legumes
Coloque 1.5 litros de água numa panela e leve ao lume. Acrescente duas batatinhas médias, 150 g de fígado, duas folhas de alface, uma cenoura, uma cebola pequena, meia chávena de aveia (em flocos) e uma colher de sopa de azeite. Quando estiverem moles, passe tudo muito bem até obter um creme.

Papinha de ervilhas e abobrinha
Cozinhe uma pequena abobrinha e 100 g de ervilhas congeladas em vapor, até ficarem moles. No final, coloque os ingredientes, juntamente com uma colher de hortelã no liquidificador, e bata muito bem até ficar com um puré.

Sopa de carne e legumes
Coloque 1.5 litros de água numa panela e leve ao lume com os seguintes ingredientes: uma batata-doce pequena, uma cenoura, um pedaço de abóbora-menina, meia beterraba, três folhas de coube, um peito de peru e uma pequena pitada de sal. Deixe cozer até ficarem moles, e no final, bata tudo muito bem até obter um creme homogéneo. Junte um fiozinho de azeite e mexa.

Sopa de frango e arroz integral
Leve ao lume numa panela com 1.5 litros de caldo de legumes meia chávena de arroz integral, um peito de frango, uma cebola e uma cabeça de alho. Quando estiverem moles, passe tudo no liquidificador. Junte coentros picados e um fio de azeite, e volte a passar.

Sopa de abóbora e ovo
Coza 100 g de abóbora, 30 g de macarrão e uma gema de ovo. No prato, com ajuda de um garfo, amasse tudo muito bem, misturando depois com 350 g de caldo de legumes feito em casa e um fio de azeite.