10 Mitos sobre a Gravidez

A gravidez é uma fase da vida da mulher cheia de boas sensações, mas também, dúvidas e receios. Mas no meio de tanta informação, há muitos factos não verdadeiros.

Confira de seguida 10 mitos sobre a gravidez. Caso tenha dúvidas e questões, o ideal mesmo é consultar o médico obstetra, que a vai esclarecer.

Os 10 mitos sobre a gravidez

1 – A grávida deve comer por dois
É natural que na gravidez as necessidades nutricionais e energéticas são maiores, contudo, isso não significa que a gestante deva aumentar significativamente as quantidades da sua alimentação. Tenha cuidado com a alimentação de modo a não ganhar um peso excessivo, prejudicial à saúde da mãe e do bebé.

2 – Barriga redonda, menina. Barriga empinada, menino
Um dos mitos mais comuns é relacionar o formato da barriga com o sexo do bebé. A forma da barriga da mãe depende das suas características morfológicas, e não do sexo da criança.

3 – Não deve fazer exercício físico durante a gravidez
A gravidez não é doença, e como tal, não deve deixar de ser ativa durante este período de tempo. Contudo, isso não significa que faça qualquer tipo de atividade, devendo limitar-se a exercícios adequados a uma gestação.

4 – Mulheres com azia durante a gravidez têm bebés cabeludos
A azia é uma situação muito comum durante a gravidez, devido à pressão maior que a zona abdominal sofre, provocando assim o refluxo gástrico no estômago. Não existe qualquer relação entre azia e a quantidade de cabelo do bebé.

5 – Não se pode fazer sexo durante a gravidez
A não ser que exista algum tipo de condição médica, a vida íntima pode e deve continuar. O bebé encontra-se totalmente protegido no útero, e as relações sexuais não têm qualquer tipo de influência.

6 – Se a sua mãe fez cesariana para ter os filhos, você não pode ter um parto normal
Cada parto é um parto, e como tal, o facto de a sua mãe ter tido cesariana não significa que você vá ter. Isso depende das suas características ou da existência de alguma condição médica que o exija.

7 – Fazer tricô, ponto cruz ou passar debaixo de escadas provocam complicações com o cordão umbilical
Não existe qualquer verdade nesta superstição.

8 – Fazer o bebé mexer-se comendo doces
Ao contrário do que é muitas vezes dito, a ingestão de doces não tem qualquer influência dos movimentos do bebé.

9 – Cerveja preta promove a produção de leite materno
Não existe qualquer relação entre a ingestão de cerveja preta e a produção de leite materno. Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas é contraindicado na gravidez, já que prejudica o desenvolvimento do bebé.

10 – Se tiver um desejo alimentar e não o satisfazer o bebé nasce com um sinal relacionado com esse alimento
Os desejos alimentares durante a gravidez resultam de alterações hormonais e mudanças do metabolismo, não tendo qualquer relação com o aparecimento de sinais ou manchas no corpo do bebé.

Compartilhar ;)

10 Mitos sobre a Gravidez