10 Cuidados Com Os Dentinhos do Bebé

Logo desde os primeiros meses de vida de um bebé, há certos cuidados que devem ser incutidos. Um desses hábitos passa pela higiene e cuidados a ter para manter os dentes saudáveis e fortes. Descubra de seguida 10 cuidados com os dentinhos do bebé.

10 cuidados a ter com os dentinhos do bebé

– Mesmo antes do primeiro dentinho nascer, já o bebé deve ser acostumado à limpeza dos dentes. Inicialmente, esta deve ser feita na gengiva, com ajuda de uma gaze molhada com água filtrada. Desta forma ele se habituará facilmente à escovagem quando já tiver dentes.

– A primeira escova de um bebé deve ter uma cabeça pequena, de modo a chegar facilmente a todas as zonas da boca, e ainda cerdas macias, para não agredir as gengivas sensíveis.

– Nunca use a mesma escova por um período superior a 3 meses.

– Quando escovar os dentinhos do bebé, deve apenas colocar uma quantidade pequena de pasta de dentes, do tamanho de um grão de ervilha. Deve desde logo habituar o bebé a uma escovagem completa.

– Durante os primeiros 6 anos, ou seja, enquanto apenas tem dentinhos de leite, a pasta de dentes não deve conter flúor.

– Após a escovagem, deve assegurar-se de que o bebé deita a pasta de dentes toda fora. Contudo, ao enxaguar, não o deve fazer com muita água, de modo a ficarem alguns resíduos a agir sobre os dentes.

– O excesso de flúor pode prejudicar, e como tal, nos primeiros tempos não é necessário usar pasta de dentes com flúor ou suplementos, já que na maioria das cidades a água já é fluoretada.

– Outro dos cuidados a ter com os dentinhos do bebé é habituá-lo a beber qualquer líquido a partir de um copo logo desde cedo, a partir dos 6 meses de idade.

– Os dentes são essencialmente constituídos por cálcio, e como tal, deve ter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em cálcio.

– As cáries são um dos problemas mais comuns na saúde oral, e como tal, é importante logo desde cedo evitar certos fatores de risco. Assim, evite dar sumos com açúcar ou refrigerantes ao bebé, especialmente entre as refeições ou na hora de ir dormir.

Siga estes 10 cuidados com os dentinhos do bebé e ajude a promover a saúde oral do seu filho ao longo da sua vida.

Compartilhar ;)

10 Cuidados Com Os Dentinhos do Bebé